MENU

22/11/2022 às 21h28min - Atualizada em 22/11/2022 às 21h28min

Orionitas festejam 70 anos de trabalho de evangelização, educação e promoção da vida no Tocantins

Programação do Ano Jubilar aconteceu de 17 a 22 de novembro em Araguaína

Assessoria
Conselho Provincial Brasil Norte esteve em Araguaína e participou de uma intensa agenda - Foto: Divulgação
 
No dia 12 de fevereiro de 2022, na cidade de Araguaína, foi aberto um ano jubilar em comemoração aos 70 anos da chegada dos primeiros missionários orionitas ao Tocantins, antigo norte de Goiás. Desde então, várias atividades foram realizadas fazendo memória desta história da caridade e procurando atualizar a vitalidade do carisma orionita.

Para encerrar as festividades jubilares, Araguaína acolheu o Conselho Provincial Brasil Norte, no período de 17 a 22 de novembro. A semana foi marcada por uma intensa agenda orionita, constituída dos seguintes atos:

Visita ao Hospital Dom Orione
Na manhã do dia 18 de novembro, o Conselho Provincial reuniu-se com a equipe diretiva do HDO, que apresentou aos Conselheiros os feitos e desafios enfrentados pelo hospital, com destaque à amplitude da atuação do hospital que atende muitas pessoas não apenas do Tocantins, mas também dos Estados do Maranhão e Pará.

Este monumento da caridade, criado em 1972, por ocasião do nascimento de Dom Orione, continua bastante atuante no desejo de fazer o bem a todos, sem excluir ninguém. No período da tarde, o Diretor provincial, Pe. Josumar dos Santos, presidiu a celebração eucarística da qual participaram os colaboradores da instituição.

Reunião do Conselho Provincial
O segundo ato consistiu na realização da reunião do Conselho Provincial, nas dependências do Colégio Santa Cruz. Embora aconteça de maneira ordinária, a reunião se tornou particularmente significativa pelo fato de ocorrer em uma cidade marcada pelo carisma orionita, dando aos Conselheiros a oportunidade de tocar com as mãos todo o bem que se faz em nome de São Luís Orione.

À noite, o Conselho se dirigiu ao Seminário Padre Pattarello, onde foi solenemente reinaugurada a capela, graças à ajuda generosa de tantas pessoas, especialmente das madrinhas das vocações.

Santuário Sagrado Coração de Jesus
Na solenidade de Cristo Rei e festa de Nossa Senhora da Divina Providência – 20 de novembro – as atenções se voltaram para o Santuário Sagrado Coração de Jesus, onde foi celebrada uma solene Eucaristia, marcando o encerramento do ano jubilar. No comentário inicial, fez-se memória das muitas obras e atividades que brotaram da atuação dos missionários e leigos orionitas.  

Formação para os gestores orionitas
Na tarde do dia 21 de novembro, no auditório do Colégio Santa Cruz, foi realizada uma formação para os gestores orionitas, que atuam nas diversas realidades orionitas presentes em Araguaína.

Sob a coordenação do Pe. Edson de Oliveira – Diretor do Colégio e Faculdade Dom Orione e do Pe. Bruno Rodrigues, Diretor do Hospital Dom Orione, a formação foi conduzida pelo Vigário Provincial, Pe. Jorge Rocha, que falou sobre a beleza do carisma orionita, que, na sua vitalidade, é capaz de saciar nossa fome de amar e servir.

A semana se encerrou no dia 22 de novembro com uma menção honrosa à Congregação Orionita realizada pela Câmara Municipal, como reconhecimento pelo bem realizado ao longo destes 70 anos.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »