MENU

21/11/2022 às 21h31min - Atualizada em 21/11/2022 às 21h31min

Emoção marca despedida do aluno-soldado Gabriel Pereira; mãe relembra os sonhos do filho nascido em Imperatriz

“O homem faz os seus planos, mas quem executa é Deus”, disse a mãe do jovem

Assessoria
Oficiais e demais colegas do aluno-soldado Pereira na cerimônia fúnebre - Foto: Divulgação / Luiz Henrique Machado
 
Cerimônia cheia de emoção marcou o funeral do jovem aluno-soldado Gabriel José Pereira de Sousa, do Curso de Formação de Praça do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, que faleceu no último sábado (19), quando fazia um estágio de mergulho acompanhado por militares da Companhia Independente de Busca e Salvamento  (CIBS), no vão principal da Ponte da Amizade, em Palmas. Ele tinha 22 anos.

A despedida foi em uma funerária da Capital e contou com a presença do Comando-Geral da Corporação, de oficiais do alto comando, além de suboficiais e também os colegas de Pereira, que faziam parte das Turmas Charlie, Alfa e Bravo, formadas no início do curso de formação, após a posse de todos eles no concurso realizado ano passado.

A mãe Lígia Pereira e um dos outros filhos, também estiveram presentes. Ambos vieram de Imperatriz (MA), onde a família reside e nasceu Pereira , para acompanhar os preparativos no corpo e a cerimônia fúnebre. O corpo de Pereira saiu da funerária por volta das 15h30, em direção ao Aeroporto da Capital, de onde foi trasladado para a cidade natal, em avião cedido pela Polícia Militar do Estado do Tocantins. Dezenas de veículos e viaturas do Corpo de Bombeiros acompanharam o cortejo.

Durante a cerimônia, Lígia Pereira emocionou a todos com depoimento cheio de sentimentos e orgulho do filho. Demonstrando muita fé, mesmo diante da partida repentina de um filho classificado por todos como exemplar, ela falou algumas palavras. “Eu sei que foi uma fatalidade. O homem faz os seus planos, mas quem executa é Deus. E nós estávamos fazendo os planos. Anteontem mesmo, em uma chamada de vídeo, a preocupação dele era que eu trouxesse o terno que ele usaria na formatura no dia 14 de dezembro”, contou.

Lígia também aconselhou os colegas de turma que estivessem sempre escutando a Deus. Ela também contou que Pereira estaria hoje fazendo a segunda prova do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). “Eu sei que ele vai deixar muita saudade. Gabriel José Pereira de Souza hoje se despede de vocês, do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins. Hoje era o dia dele estar fazendo o segundo dia de ENEM. Com toda dificuldade, porque eu sei que vocês trabalham muito, mas ele sempre estudava”, emocionou-se repetindo as palavras do filho. “Mãe, eu preciso fazer o curso tal, eu vou ser um médico do Corpo de Bombeiros”, relatou.

A mãe de Pereira contou ainda que ele estava cursando o quinto período do Curso de Engenharia Elétrica, no Instituto Federal do Maranhão, quando passou no concurso para soldado do Corpo de Bombeiros A mãe finalizou o depoimento agradecendo a toda corporação pelo apoio no momento difícil, se colocou à disposição para todos em Imperatriz.

Outro depoimento emocionado foi do colega de turma, que também dividia apartamento com Pereira, o aluno soldado Álvaro. “Morando com Gabriel eu aprendi muitas coisas. Sou muito grato a ele pelo pouco tempo de vida que pudemos compartilhar juntos. A gente passou noites acordado estudando, aí quando estávamos cansados, ele falava para pagarmos flexão para passar o sono”, relembrou o colega muito emocionado e agradecido pelo carinho que recebeu do amigo e da família dele durante todo o tempo de convívio.

O jeito alegre e alto astral que a todos animava foi a forma que o colega da turma “Bravo”, aluno Victor Bringel, descreveu o amigo. “Ele era um aluno esforçado, era animado e feliz, que colocava a turma pra cima. Tinha tudo para dar certo”, descreveu Bringel, relatando também a tristeza que toma conta com a partida repentina do companheiro. “Às vezes a tristeza bate, não dá vontade sair, mas depois a gente pensa, para e fala que temos que ter mais garra por ele”, lamentou.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »