MENU

17/11/2022 às 11h34min - Atualizada em 21/11/2022 às 00h06min

Ubyfol ressalta papel da indução de resistência na produtividade da lavoura

Mecanismo ajuda a minimizar os prejuízos ocasionados por patógenos nas plantas por meio de indução de resistência

SALA DA NOTÍCIA Ubyfol
A perda na produtividade das plantas é um fator que sempre demanda atenção dos agricultores, em todas as culturas, e exige medidas assertivas para que seja controlada, de forma que não prejudique a safra e os ganhos tão necessários para a continuidade da produção.   Pragas e doenças em geral são alguns dos motivos que podem fazer com que a lavoura deixe de produzir seu potencial máximo, de forma constante e saudável.

Dentre as diversas alternativas para auxiliar no combate a esses fatores, a indução de resistência é uma ferramenta bastante significativa e eficiente. Ela tem como objetivo evitar ou atrasar a entrada e subsequentes atividades de patógenos nos tecidos do vegetal, contribuindo para a proteção dos cultivos. 

O fosfito de cobre, por exemplo, atua na redução da incidência de doenças, exercendo ação de contato e sistêmica, dependendo do tipo de formulação do produto. Segundo João Alves, Gerente de Desenvolvimento Técnico de Mercado da Ubyfol, “o cobre atua na proteção do tecido vegetal aumentando a resistência contra infecções de microorganismos patogênicos, por isso o uso de produtos à base desse elemento pode ser um aliado no combate a doenças foliares, contribuindo para uma maior resistência da parede celular e tornando a planta menos suscetível ao desenvolvimento destes patógenos”.

A Ubyfol, multinacional brasileira especialista em nutrição vegetal, disponibiliza para o mercado o Aminofosfito de Cobre, que atua em três espectros: aumento da resistência da parece celular; ação fisiológica, devido à carga de aminoácidos que minimiza o estresse ocasionado neste momento; e ação protetiva, pois o fosfito presente na formulação é um poderoso indutor de resistência e, com a grande mobilidade que possui na planta, torna a cultura menos suscetível ao patógenos.

“Essa solução trabalha estimulando a síntese de fitoalexinas, que são as defesas naturais das plantas, tornando-as mais resistentes contra os estresses bióticos e abióticos, e fornecendo aminoácidos essenciais ao desenvolvimento vegetal, minimizando o estresse. Nessa composição, o cobre atua na indução de resistência fazendo com que o produto auxilie na proteção das plantas por meio do estímulo de suas defesas naturais, deixando-as menos suscetíveis a agentes patogênicos, o que contribui para minimizar as perdas ocasionadas por essas doenças”, finaliza João.


Sobre a Ubyfol
A Ubyfol é uma multinacional brasileira especialista em nutrição vegetal que trabalha no desenvolvimento de produtos especiais, fornecendo macro e micronutrientes para recobrimento de grânulos, tratamento de sementes, mudas e toletes, e aplicações foliares para todas as culturas agrícolas. Fundada em 1985, a empresa atua em todo o território nacional e também no Paraguai, na Bolívia, no Uruguai e em Portugal. Eleita a melhor empresa de nutrição vegetal do Brasil por diversas instituições independentes, a Ubyfol semeia a valorização humana como cultura empresarial e une esforços para levar ao agricultor soluções eficientes, apoiadas no conhecimento científico e no domínio das tecnologias mais recentes. 
 
Notícias Relacionadas »
Comentários »