MENU

20/11/2022 às 12h47min - Atualizada em 20/11/2022 às 12h47min

Veículos da EBC apresentam Caiu no Enem com segundo dia de provas

O programa entra no ar neste domingo, ao vivo, às 19h30, e pode ser acompanhada pela TV Brasil, nas redes sociais do canal, na Rádio MEC AM e na Rádio Nacional AM e OC.

Da Redação
Agência Brasil - Brasília
Especial inclui cobertura jornalística, correção e análise de questões - © Arte/TV Brasil Educação

  
Pelo oitavo ano consecutivo, os veículos públicos da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) transmitem a correção das principais questões do Exame Nacional do Ensino Médio logo após o término das provas. Neste domingo (20), o especial Caiu no Enem comenta os temas apresentados aos candidatos no segundo dia de provas. O programa é ao vivo e entra no ar às 19h30.

Com a presença de professores, o programa traz a resolução das perguntas mais difíceis de matemática. Os convidados também explicam os resultados dos pontos exigidos nas provas de ciências da natureza, área que contempla disciplinas como física, química e biologia.

A iniciativa multiplataforma entra no ar na programação da TV Brasil, nas redes sociais da emissora, na Rádio MEC AM e na Rádio Nacional AM e OC. Com uma hora e meia de duração, o conteúdo temático ainda fica disponível para o público acompanhar quando e onde quiser no app TV Brasil Play.

Os interessados podem participar da produção pelas redes sociais com as hashtags #EBCnoEnem ou #CaiunoEnem para enviar dúvidas e comentários. O especial ainda é disponibilizado pelas afiliadas que integram a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP).

Além dos especialistas no estúdio, o Caiu no Enem tem entradas ao vivo de repórteres com notícias e entrevistas. Os educadores comentam, analisam e esclarecem os assuntos importantes abordados em cada prova e detalham os itens mais complexos da avaliação.

Os veículos da EBC acompanham os preparativos e trazem diversos conteúdos sobre a realização do Enem há semanas. Às vésperas e no dia da prova, a TV Brasil, a Rádio MEC e a Rádio Nacional apresentam uma série de informações úteis para os candidatos.

Um dos destaques da cobertura temática é a publicação de matérias especiais na Agência Brasil e nas redes sociais da empresa. O público pode ficar informado em tempo real com os fatos mais relevantes associados à avaliação e também se atualizar nos boletins e noticiários na programação das emissoras.

Aplicado em todo o país nos dias 13 e 20 de novembro, o Enem 2022 segue o mesmo formato dos últimos anos com provas impressas e digitais formadas por 180 questões objetivas e uma redação. A primeira avaliação reuniu as disciplinas de linguagens, ciências humanas e a redação. A segunda destaca o aprendizado em matemática e ciências da natureza.

Apresentado pela jornalista Gabriela Mendes, o Caiu no Enem recebe professores de diferentes áreas do conhecimento, que atendem as solicitações de estudantes entrevistados pelas equipes de reportagem da EBC e daqueles que fazem questionamentos pelas redes sociais.

Os especialistas ressaltam os pontos exigidos no exame, indicam as surpresas dos conteúdos cobrados e refletem sobre as perguntas consideradas complicadas ou polêmicas. Além da resolução dos itens mais pedidos pelo público, os educadores fazem comentários gerais sobre a avaliação.

O programa também explica o cálculo da nota e mostra como os interessados podem usá-la. Os professores compartilham orientações sobre escolha da carreira, concorrência para ingresso na faculdade, mercado de trabalho, profissões, habilidades e aptidões do futuro. Eles trazem dicas e esclarecem dúvidas sobre o sistema de seleção para acesso ao ensino superior.

Produção original da EBC, o especial tem flashes diretos de vários locais de prova, revela a opinião de alunos e acompanha trechos da entrevista coletiva do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Plataforma Questões Enem

A EBC oferece um sistema que reúne as provas aplicadas no Enem desde 2009. A plataforma gratuita Questões Enem permite que os estudantes testem seus conhecimentos de maneira prévia e se preparem melhor para o exame.

O interessado pode escolher diferentes áreas de conhecimento para aferir o resultado de seus estudos. O banco seleciona questões de maneira aleatória para que o aluno possa resolvê-las. A página busca ajudar os candidatos ao facilitar o acesso e familiarizá-los às mais recentes abordagens da avaliação.

A plataforma grava quais questões o estudante já respondeu e cria um teste personalizado a cada acesso. As informações fornecidas no preenchimento de cadastro de usuário não são repassadas a terceiros pela EBC, conforme a política de privacidade.

Conteúdo e horário das provas

Cerca de 3,4 milhões de estudantes estão aptos a participar da edição 2022 do Enem nos dias 13 e 20 de novembro em todo o país. Na primeira prova, os candidatos responderam 45 questões de ciências humanas e suas tecnologias que englobam conhecimentos de história, geografia e sociologia.

Na mesma data, os estudantes fizeram o exame de linguagens, códigos e suas tecnologias, com 40 questões de língua portuguesa e cinco de inglês ou espanhol. Os participantes ainda elaboraram uma redação. Eles tiveram cinco horas e meia para entregar o cartão de respostas.

Neste domingo, os concorrentes respondem 45 questões de matemática e 45 de ciências da natureza que compreendem disciplinas como física, química e biologia. O tempo de duração da segunda prova é de cinco horas.

A aplicação do Enem segue o horário de Brasília. Os portões sempre abrem às 12h e fecham às 13h. A avaliação começa às 13h30. Os estudantes devem ficar atentos para checar a hora exata do exame na localidade onde residem.

Sobre a EBC

Criada em 2007 para fortalecer o sistema público de comunicação, a Empresa Brasil de Comunicação é gestora da TV Brasil, Agência Brasil, Radioagência Nacional, Rádio Nacional AM do Rio de Janeiro (1.130 KHz), Rádio Nacional AM de Brasília (980 KHz), Nacional FM de Brasília (96,1 MHz), Rádio MEC AM do Rio de Janeiro (800 KHz), Rádio MEC FM do Rio de Janeiro (99,3 MHz), Rádio Nacional da Amazônia OC (11.780 KHz e 6.180 KHz), Rádio Nacional AM do Alto Solimões (670 KHz) e Rádio Nacional FM do Alto Solimões (96.1 MHz).

Serviço

Especial Caiu no Enem – 2ª prova – domingo, dia 20/11, ao vivo, às 19h30

Plataforma Questões Enem - https://questoesenem.ebc.com.br

TV Brasil na internet e nas redes sociais
Site: https://tvbrasil.ebc.com.br
WebTV: https://tvbrasil.ebc.com.br/webtv
TV Brasil Play: https://tvbrasilplay.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/tvbrasil
YouTube: https://www.youtube.com/tvbrasil
Facebook: https://www.facebook.com/tvbrasil
Twitter: https://twitter.com/TVBrasil
TikTok: https://www.tiktok.com/@tvbrasil

Saiba como sintonizar a TV Brasil
https://tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar

Agência Brasil na internet e nas redes sociais
Site: https://agenciabrasil.ebc.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/agencia.brasil
Facebook: https://www.facebook.com/agenciabrasil.ebc
Twitter: https://twitter.com/agenciabrasil
YouTube: https://www.youtube.com/AgênciaBrasilOficial

Rádio Nacional na internet e nas redes sociais
Site: https://radios.ebc.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/radionacionalbr
Spotify: https://open.spotify.com/user/vpj3k8ogjwf1nkv4nap3tlruv
YouTube: http://youtube.com/radionacionalbr
Facebook: https://www.facebook.com/radionacionalbr
Twitter: https://twitter.com/radionacionalbr
WhatsApp: (61) 99674-1536

Saiba como sintonizar a Rádio Nacional
Brasília: FM 96,1 MHz e AM 980 Khz
Rio de Janeiro: FM 87,1 MHz e AM 1130 kHz
São Paulo: FM 87,1 MHz
Recife: FM 87,1 MHz
São Luís: FM 93,7 MHz
Amazonas: 11.780KHz e 6.180KHz OC
Alto Solimões: FM 96,1 MHz

Rádio MEC na internet e nas redes sociais
Site: https://radios.ebc.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/radiomec
Spotify: https://open.spotify.com/user/radiomec
YouTube: https://www.youtube.com/radiomec
Facebook: https://www.facebook.com/radiomec
Twitter: https://twitter.com/radiomec
WhatsApp: (21) 99710-0537

Como sintonizar a Rádio MEC
Rio de Janeiro: FM 99,3 MHz e AM 800 kHz
Belo Horizonte: FM 87,1 MHz
Brasília: FM 87,1 MHz e AM 800 kHz
Parabólica - Star One C2 - 3748,00 MHz - Serviço 3

Celular - App Rádios EBC para Android e iOS

 ouvir: 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »