MENU

18/11/2022 às 14h38min - Atualizada em 19/11/2022 às 00h02min

“Humildade nas Organizações” é lançado pela Coleção IAG Negócios

SALA DA NOTÍCIA Trevo Comunicativa


O IAG-Escola de Negócios da PUC-Rio, acaba de ganhar um selo na Editora Puc-Rio. O primeiro livro lançado pela Coleção IAG Negócios é o “Humildade nas Organizações”, da professora Patricia Tomei em parceria com os alunos do Doutorado em Administração, Renato Cuenca e Sylvia Freitas Mello. O lançamento acontece no dia 22 de Novembro na Casa Firjan. O evento conta com a abertura do Pe. Jesus Hortal, ex-reitor da PUC-Rio e com a presença de Pietrangelo Leta, Diretor da Rede de Supermercados Zona Sul e de Marcelio Leal, Cofundador e CTO da Bhub.

O livro mostra que, quando falamos “humildade”, imediatamente podemos fazer uma associação com práticas religiosas. Realmente, em muitas religiões se fala de comportamentos humildes: os ensinamentos budistas e taoístas reconhecem a humildade como importante para a excelência humana; as tradições monoteístas do judaísmo, islamismo e cristianismo exaltam a atitude da humildade na relação com Deus, e a humildade está presente em todos os preceitos e privações de religiões africanas, como o candomblé.

Mas a humildade não é algo intrinsecamente religioso. Ela nos ajuda no cotidiano a conhecer nossas próprias limitações e fraquezas, e a agir de acordo com essa consciência. “Muitas vezes, a prática da humildade é confundida com comportamentos de humilhação, modéstia e/ou fraqueza. Mas, apesar da humildade e a modéstia trabalharem contra a ostentação e a arrogância, a pessoa humilde é mais do que um ser modesto. Indivíduos humildes são mais propensos a confiar nos outros, e demonstram maior cooperação nos relacionamentos. A humildade facilita o aprendizado, favorecendo a tolerância, a empatia, o altruísmo, a benevolência, a aceitação de críticas, e contribui para o bem-estar e felicidade, por meio de seu efeito positivo nas relações sociais.” Destaca Patricia.

Na primeira e segunda parte deste livro, os autores introduzem com linguagem prática o que é humildade; como ela se diferencia da humilhação, da modéstia, da arrogância e do narcisismo, e como ela influencia a gratidão, a generosidade, o bem-estar, a honestidade, a confiança, o processo de aprendizagem e a felicidade de quem a pratica. São descritas também práticas de comportamentos humildes, a partir da análise de mais de vinte histórias, fábulas, lendas, contos e poemas da literatura.

Na terceira e quarta parte, a humildade é abordada como valor organizacional, explicitando o papel de uma liderança humilde e a importância da humildade intelectual e cultural para as organizações. Para exemplificar práticas de comportamentos humildes os autores entrevistaram lideranças de organizações brasileiras que evidenciaram como a cultura de humildade favorece as relações interpessoais, o trabalho em equipe, a criatividade e inovação, a vantagem competitiva, a sustentabilidade e a diversidade organizacional.

Lançamento

22 de novembro, às 18h

CASA FIRJAN - Rua Guilhermina Guinle, 211, Botafogo

Inscrições

www.bit.ly/aquario22nov


Notícias Relacionadas »
Comentários »