MENU

18/11/2022 às 18h35min - Atualizada em 18/11/2022 às 18h35min

Ações do Sistema FIEMA apoiam a vocação do Maranhão para o turismo

SESI, SENAI e a FIEMA realizam atividades durante o 5º Salão de Turismo Rota das Emoções, promovido pelo Sebrae até este sábado

Da Assessoria
Abertura do 5º Salão Rota das Emoções - Foto: Divulgação
  
SÃO LUÍS – Os visitantes do 5º Salão de Turismo Rota das Emoções, que reúne o Maranhão, Piauí e Ceará, poderão conhecer um pouco mais sobre as ações do Sistema Indústria visando ao desenvolvimento do estado nessa área. No primeiro dia do evento foi realizada uma rodada de negócios inédita entre o setor hoteleiro e fornecedores locais por meio do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF Maranhão), coordenado pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA). Já o Serviço Social da Indústria (SESI-MA) antecipa em estande o que será o SESI Casarão da Cultura, no Centro Histórico, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-MA) realiza oficinas na área de panificação e apoia, junto com a FIEMA, Sebrae e Sindibebidas, a produção associada de cachaça, tiquira e gin produzidos no Maranhão como parte do Projeto CARTIMA.
 
O superintendente da FIEMA, César Miranda, explicou que as entidades que formam o Sistema Indústria (SESI, SENAI, FIEMA e IEL) trabalham juntas e de maneira estratégica para apoiar ações que fortaleçam a economia do estado. Daí porque SESI e do SENAI apoiam tanto o Mobiliza SLZ quanto o 5º Salão de Turismo Rota das Emoções, eventos realizados pelo Sebrae.  

“O Maranhão tem aptidão para o turismo, que é uma atividade altamente agregadora para diversos setores, inclusive para a indústria. Nossa intenção é receber os turistas com produtos de melhor qualidade e com um atendimento ainda mais acolhedor”, frisou o superintendente, acrescentando que o Maranhão tem potencial para atrair mais turistas e para, junto com os estados do Piauí e Ceará, fortalecer a Rota das Emoções e o turismo no Nordeste. Celso Gonçalo, vice-presidente executivo da FIEMA, que representou o presidente Edilson Baldez na abertura do evento, lembrou que esta é a primeira vez que o Salão do Turismo ocorre na capital maranhense e esta é uma oportunidade de negócios para aqueles que participam dessa iniciativa.
  
O 5º Salão do Turismo Rota das Emoções tem a realização do Sebrae-MA e correalização do Sebrae do Piauí e do Ceará. O Sistema FIEMA, por meio do SESI e do SENAI, é patrocinador da iniciativa. A Rota das Emoções reúne 14 municípios em três estados, sendo cinco deles no Maranhão: São Luís, Santo Amaro, Paulino Neves, Tutóia e Araioses. Esta é a segunda vez que o evento é realizado no estado. Uma outra edição foi realizada em Barreirinhas, uma das portas de entrada para os Lençóis Maranhenses.  

O diretor-superintendente do Sebrae-MA, Albertino Leal, lembrou que a Rota das Emoções foi criada em 2005 e que desde então tem mudado financeiramente a vida das pessoas que moram na região. O evento mobilizou mais de 100 expositores e cinco caravanas com 200 pessoas de vários municípios. Além de uma programação técnica, inclui também ações de fomento à realização de negócios. “Esse roteiro integrado expressa perfeitamente as grandes riquezas dos três estados, está entre os mais procurados do país e gera oportunidades”, destacou Leal.  

O 5º Salão de Turismo Rota das Emoções apresenta ao público tendências, soluções e boas práticas nos segmentos de turismo, economia criativa e cultura. Até sábado (19/11), no Multicenter Negócios e Eventos, são oferecidas capacitações, rodadas de negócios, exposições de modelos de negócios e destinos turísticos potenciais e estruturados, além de atrações culturais dos estados do Maranhão, Piauí e Ceará. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »