MENU

16/11/2022 às 16h27min - Atualizada em 18/11/2022 às 00h03min

Academia Livre de Música e Artes apresenta recital de alunos na Sala de Concertos da Tulha, campus da USP

Apresentação mescla repertório de peças eruditas, da música popular brasileira e hits da música internacional, com participação especial dos alunos do Projeto USP Música Criança. A atividade é aberta e gratuita. Vagas limitadas

SALA DA NOTÍCIA Verbo Nostro
Piano (Foto: Vinicius Barros)
Ribeirão Preto/SP, 16 de novembro de 2022 - No próximo dia 20 (domingo), a Sala de Concertos da Tulha, no campus da USP Ribeirão Preto, recebe alunos de piano da Academia Livre de Música e Artes de Ribeirão Preto (Alma) para um recital de encerramento do ano letivo. A apresentação começa às 16h e é aberta à população, com acesso gratuito.
Sob orientação da professora Gladys de Pádua, 14 alunos e alunas participam do concerto, programado para 1 hora e 15 minutos. No repertório, peças de compositores clássicos como Beethoven, J.S. Bach, Chopin, Burgmuller e Bartholdy compartilham espaço com músicas de origem popular nacional e internacional, com canções de Carla Reis, Nancy Faber, Freddie Mercury, Elton John, James Pierpont e John Williams.

De acordo com Gladys de Pádua, o recital é estruturado numa cadência evolutiva, de acordo com a etapa técnica dos alunos. “O objetivo central da apresentação é possibilitar aos alunos a experiência do palco e compartilhar com o público uma amostra do que realizamos em aula durante o ano”, salienta a professora, pontuando que o recital começa com a apresentação dos iniciantes, passando pelos intermediários e termina com o grupo mais avançado. “Dessa forma, é possível mostrar um panorama de como cada aluno está tecnicamente e onde eles podem chegar, com aulas, estudo e dedicação”, completa Gladys.

Além dos integrantes da Alma, o evento contará com a participação especial do grupo USP Música Criança - projeto de ensino musical na Cidade de São Joaquim da Barra, em parceria com o Departamento de Música da Universidade de São Paulo. Para a professora do Alma, essa interação entre os dois projetos é muito rica para os participantes, pois além da experiência de palco, possibilita a troca entre os que estudam na Academia Livre de Música e Artes (em sua grande maioria pré-vestibulandos) com iniciantes do Música Criança. “Acreditamos que as referências e vivência possibilitada por encontros como esse, ficarão para a vida toda deles”, ressalta.

“É uma grande alegria e satisfação poder mostrar à cidade um pouco do trabalho que a Academia Livre de Música e Artes tem realizado em Ribeirão Preto. Convidamos a todos para essa programação cultural”, comenta Dulce Neves, presidente da Alma. O grupo de alunos da Alma supervisionados pela professora Gladys de Pádua também participa do concerto de Natal, no dia 03/12, compondo a Orquestra da Academia. 

Em 2022, as atividades da Academia Livre de Música e Artes, núcleo Ribeirão Preto, estão sendo mantidas pelo Pronac - Programa Nacional de Apoio à Cultura, do Governo Federal, via Ministério do Turismo / Secretaria Especial da Cultura, com patrocínios das   empresas: Ópera - GSInima Ambient; Sinfonia - Usina Alta Mogiana S/A. Açúcar e Álcool; Suíte - Tereos, Usina Vertente e Santa Helena Indústria de Alimentos S/A.; Ária - Luiz Tonin Atacadista e Supermercados.
Para participar das aulas de piano da Alma é preciso ter conhecimento prévio do instrumento e ficar atento à abertura de novas vagas, divulgadas no site www.almarp.com.br.

Serviço
Evento: Recital de piano com alunos da Academia Livre de Música e Artes (Alma)
Data e horário: 20/11 (domingo) | 16h
Local: Sala de Concertos da Tulha, no campus da USP-RP
Endereço: Av. Bandeirantes, 3900 – Monte Alegre | Ribeirão Preto (SP)
Acesso: gratuito

Repertório
Chove, Chuva”, de Carla Reis | aluna Alice Vinholis Gonçalves
“Jingle Bells”, de James Lord Pierpont | aluno Felipe Bustamante de Felício
“Harry Potter”, de John Williams | aluno Mateus Bustamante de Felício
Luzes Coloridas”, de Carla Reis | aluna Maria Clara Pizeta Terra
“Festive Sonatina” (Allegro), de Nancy Faber | aluno Miguel Antoniassi Evarini Villares Rocha
“Brincando na Chuva”, de Carla Reis | aluno Bernardo Zuffi Silva
“Sinos de São João Del-Rey”, de Carla Reis e Liliana Botelho | aluno Rafael Perissin Bomfim
“Can you feel the love tonight”, de Elton John | aluna Manoela Rosa Perissin Bomfim
“Bohemian Rhapsody”, de Freddie Mercury | aluno André Vinholis Gonçalves
“Inventio 1”, de Johann Sebastian Bach | aluno Victor Martins Pazeto
Ballata opus 100”, de Friedrich Burgmuller | aluna Sophia Fervença
”Canção sem palavras nº 09 opus 30 nº 03”, de Felix Mendelssohn Bartholdy | aluna Mayara de Oliveira Santos
“Sonata opus 10 nº 01”, de Ludwig Van Beethoven | aluno João Eduardo Lucas Gonçalves
Noturno opus 09 nº 01”, de Frédéric Chopin | aluno João Baducci

Sobre a Alma

A Alma - Academia Livre de Música e Artes é uma associação privada sem fins lucrativos, com sede em Ribeirão Preto (SP). Começou suas atividades em agosto de 2014, com o objetivo de proporcionar a crianças e adolescentes iniciados em artes, especialmente em música, a possibilidade de aperfeiçoamento técnico, artístico e expressivo. A escola de música e artes conta com o apoio de compositores e arranjadores residentes, garantindo uma produção artístico-pedagógica conectada com o mundo atual. Dessa forma, o papel da Alma é oferecer um meio para que crianças e adolescentes (de quaisquer origens sociais) possam, uma vez iniciados e com bases artísticas fundamentadas, se aperfeiçoarem no sentido do acesso às melhores universidades e orquestras/coros nacionais ou internacionais.  Em 2017, a Alma criou o Núcleo de Formação Musical (nível iniciante) nas cidades de São Joaquim da Barra e Guará, nas escolas públicas destas cidades, com o objetivo de preparar crianças para ingressarem no Núcleo de Formação Avançada, em Ribeirão Preto.

Atendimento à Imprensa
Verbo Nostro Comunicação Planejada
(16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 ([email protected])
Luciana Grili (16) 99152 2707 ([email protected])
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 ([email protected])
Colaboração: Regina Oliveira

Notícias Relacionadas »
Comentários »