MENU

10/11/2022 às 09h50min - Atualizada em 11/11/2022 às 00h06min

Primeira etapa da história do Circuito Nelore de Qualidade no Maranhão avalia mais de 300 animais

Primeira etapa da história do Circuito Nelore de Qualidade no Maranhão avalia mais de 300 animais

SALA DA NOTÍCIA Graziele Oliveira
Foto: Divulgação/SALA DA NOTÍCIA
Em conjunto com a Associação dos Criadores de Nelore do Norte do Brasil (ACNNB), a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) promoveu a 17ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade 2022, realizado na unidade de Imperatriz (MA) do frigorífico Fribal, no dia 3 de novembro. Com participação de seis pecuaristas, a etapa teve avaliação de 362 machos Nelore não castrados, em sua maioria terminados em pastagens. A Matsuda Sementes e Nutrição Animal, apoiadora do Circuito, e que possui uma de suas unidades fabris no município, participou ativamente da realização.

“A primeira etapa da história da iniciativa no Maranhão teve boa participação. Pudemos promover avaliações e um evento de grande qualidade, que nos apresentou, mais uma vez, o potencial de produção da raça, com animais jovens e pesados, importantes características econômicas”, destaca André Locateli, gerente executivo da ACNB.

De todos os machos avaliados, 96% pesou mais de 18 arrobas – elevando a média para 21,6 arrobas. Além disso, 87% dos animais possuía até quatro dentes incisivos permanentes – o que significa terem menos de 3 anos de idade -, sendo que 48% desse total apresentou até dois dentes – ou cerca de 2 anos.

Melhor Lote de Carcaças de Machos

A CFSO Agropecuária, proprietária da Fazenda São João, localizada na cidade de Campestre do Maranhão (MA), recebeu a Medalha de Ouro com um lote de animais terminados em confinamento. Rogério Honório de Melo, da Fazenda Quatro Lagoas, também de Campestre do Maranhão (MA), recebeu a Medalha de Prata. Já a Medalha de Bronze ficou com Erika Lira Chaves dos Santos, da Fazenda Campolina, de Imperatriz (MA).

Calendário nacional

As próximas etapas nacionais do Circuito acontecem nas seguintes datas:
·     10 de novembro – Friboi – Unid. I – Campo Grande (MS)
·     16 de novembro – Friboi – Pimenta Bueno (RO)
·     17 de novembro – Friboi - Itapetinga (BA)
·     18 de novembro – Friboi - Tucumã (PA)
·     18 de novembro – Frisa - Teixeira de Freitas (BA)
·     22 de novembro – Friboi - Andradina (SP)
·     24 de novembro – Friboi – Unid. II - Campo Grande (MS)
·     25 de novembro – Friboi – Santana do Araguaia (PA)
·     05 de dezembro – Masterboi – Canhotinho (PE) 

Circuito Nelore de Qualidade

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Fribal e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.

Notícias Relacionadas »
Comentários »