MENU

10/11/2022 às 21h24min - Atualizada em 10/11/2022 às 21h24min

Gestão pública de Araguaína é a 3º melhor do Norte e Nordeste entre cidades do mesmo porte

Cidade recebeu mais um prêmio nacional por gestão do dinheiro público durante o 1º Congresso Brasileiro de Gestão por Resultados, realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, no último dia 4

Assessoria
Prêmio recebido no 1º Congresso Brasileiro de Gestão por Resultados
 
O IGM-CFA (Índice de Governança Municipal do Conselho Federal de Administração) coloca o município em primeiro lugar do Tocantins e terceiro dentre as 95 cidades com mais de 100 mil habitantes das regiões Norte e Nordeste.

A premiação foi entregue pelo IBGR (Instituto Brasileiro de Gestão por Resultados) e recebida pela equipe da Secretaria da Fazenda de Araguaína.

“A gente sempre procurou fazer esta comparação para sabermos o nosso aproveitamento, e até então não conhecíamos este trabalho nacional. Isso demonstra o quanto estamos no caminho certo”, afirmou o secretário Fabiano Souza.

A ferramenta IGM-CFA foi lançada em 2017 para avaliar critérios de finanças, gestão e desempenho. Com 6,88 pontos Araguaína fica atrás apenas de Petrolina (PE) e Ariquemes (RO), com 7,05 e 6,98 pontos, respectivamente.  Dentre as outras cidades avaliadas no grupo citado, Araguaína ficou à frente de Palmas (TO), Imperatriz (MA), Marabá (PA), Parauapebas (PA), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Sobral (CE), Ji-Paraná (RO) e Campina Grande (PB).

Desses itens avaliados, Araguaína se destaca em gestão, com 8,36 pontos. A nota é a 23ª melhor dentre todos os 326 municípios brasileiros que têm mais de 100 mil habitantes. Nessa avaliação foram levados em consideração o planejamento da despesa, captação de recursos, transparência e a regularidade com a Secretaria do Tesouro Nacional.

O EVENTO
O congresso contou com palestrantes renomados em administração. Segundo o diretor da Câmara de Gestão Pública do CFA, Fabio Macedo, a pesquisa procura mostrar a realidade do Brasil para ser uma ferramenta na implementação de políticas públicas que contribuam nos resultados para a população.

“Tá na hora de sair do amadorismo, sair daquela antiga inércia que poderia se fazer de qualquer jeito. A gestão precisa ter efetividade e reflexo disso é o próprio cidadão”, comentou Macedo.

RECONHECIMENTO
Araguaína soma cinco prêmios na atuação pelo mercado financeiro mais livre e seguro. Em 2014, a cidade foi vencedora na etapa estadual do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor com o Projeto Destrava Araguaína, e o Prêmio Arara Azul, também do Sebrae, por ter vencido na categoria Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária, em 2016.

Desde 2020, além do prêmio do IBGR, o prefeito Wagner Rodrigues venceu o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, etapa estadual, na categoria desburocratização, e foi o único gestor da Região Norte do Brasil a receber o Prêmio Destaque Forúm Imbrics de Boas Práticas em Gestão de Políticas Públicas, em outubro deste ano.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »