MENU

09/11/2022 às 19h02min - Atualizada em 10/11/2022 às 00h03min

Sesc Santo André: Projeto ABC BEAT explora estilos de danças urbanas a partir de 12/11

Programação reúne atividades em diferentes territórios da cultura hip hop: exposição, aula aberta, oficina, apresentações, festivais e discussões

SALA DA NOTÍCIA MAURICIO ANTUNES BARREIRA
Divulgação
Com foco na diversidade cultural, tendo como intenção dar visibilidade à pluralidade de estilos, corpos e gêneros e objetivando legitimar as diferenças, o Sesc Santo André apresenta, a partir de 12 de novembro, sábado, o projeto ABC Beat. A proposta é explorar diversos estilos de danças urbanas e fomentar, além da prática, reflexões a respeito de diferentes territórios de cultura, por meio de ações programáticas que contemplam apresentações, festivais, oficinas e discussões. O projeto tem periodicidade mensal e a programação do mês de novembro abrange diferentes linguagens artísticas e propõe a valorização da cultura urbana através de encontros diversos e o desenvolvimento de atividades em diferentes formatos.

Confira a programação:  
 
Exposição

Breaking e suas Expressões

 
A exposição registra a cena de danças urbanas do grande ABC sob o olhar do fotógrafo Sarará Rodrigues, trazendo uma poética do corpo em movimento que é materializada no gesto, preservando sua cosmovisão no ato de desenhar no tempo e no espaço a movimentação constante de braços e pernas executados pelo breaker, em um vai e vem junto às batidas do breakbeats tocado pelos deejays.  
 
O trabalho reúne uma seleção de 14 impressões fotográficas em papel Canson, no formato 100 X 150, emolduradas em madeira preta com vidro antirreflexo.
 
Ficha técnica - Dimensões 100X150. Ano 2014 a 2022
De 12 a 20/11, terças a domingos, das 10h30 às 19h
Grátis
Espaço de Tecnologias e Artes. ABC Beat. Todas as idades 

Demonstração
 
Flash Mob

com MC Uiu e Coletivo Nosso Flow
 
Manifestação inusitada e impactante, o Flash Mob é uma aglomeração instantânea de pessoas em um local público realizando uma determinada atividade previamente combinada, principalmente de dança. Surpreendendo o público presente, ela se desfaz repentinamente do mesmo jeito que se formou. Nesta atividade, seis dançarinas e dançarinos farão suas performances de dança, em diversos pontos da unidade, conduzindo o público até o DJ, que estará localizado em um ponto de encontro. MC e dançarinos apresentarão um trabalho de improvisação, com pequenas interpretações coreográficas, interagindo com o público e convidando-os para uma vivência corporal de aprendizado e descontração.
 
Dia 12/11, sábado, das 15h às 15h30
Grátis. Área de Convivência. Projeto ABC Beat. Todas as idades

Aula aberta de dança
 
Treinos Criativos
com Bboy Clean e André Rockmaster
 
Os treinos criativos têm como objetivo aprimorar as capacidades corporais, utilizando como ferramenta de estratégia o treinamento funcional atrelado ao Breaking, tendo em vista a melhoria da performance em seus diversos pontos. A atividade será conduzida por Bboy Clean e André Rockmaster. Durante o treino será organizado um circuito com diversos materiais, momentos em roda com os participantes e um bate-papo sobre a importância da preparação física e da prática da atividade física para dançarinos e para o público em geral.
 
Dia 19/11, sábado, das 11h às 12h
Grátis. Área de Convivência. Projeto ABC Beat. Todas as idades

Demonstração de dança
 
Batalha All Style

Batalha de danças urbanas na categoria All Style, com expectativa de 16 dançarinos(as) inscritos(as) e chaveamentos formados no decorrer do evento, através do resultado das batalhas que serão decididas por votação do júri técnico composto por Ivo Alcântara, Gih e Zaila para a categoria All Style. Inscrição grátis de 28/10 a 16/11. A partir de 16 anos.
 
Dia 19/11, sábado, das 13h às 18h30.
Grátis. Área de Convivência. ABC Beat. Livre – Autoclassificação.

Demonstração de dança
 
Batalha de Breaking

Batalha de danças urbanas na categoria Breaking, com expectativa de 16 dançarinos(as) inscritos(as) com chaveamentos formados no decorrer do evento, através do resultado das batalhas que serão decididas por votação do júri técnico composto por Bboy Pelézinho, Bgirl Bibi e Bboy Casper. Inscrição grátis de 28/10 a 16/11. A partir de 16 anos.
 
Dia 19/11, sábado, das 13h30 às 18h30.
Grátis. Área de Convivência. ABC Beat. Livre – Autoclassificação.

Apresentação
 
Batalha de Rimas
com Batalha da Matrix

Batalha de Rimas com 3 MCs convidados da Batalha da Matrix, que se tornou um dos maiores e mais frequentes eventos culturais da cidade de São Bernardo do Campo. Além de ser uma vitrine para a nova geração de MCs da região do ABC Paulista e São Paulo, a batalha também proporciona aos mestres do Rap Nacional um contato mais próximo com seu público na rua.
 
Dia 19/11, sábado, das 16h às 16h30
Grátis. Não recomendado para menores de 10 anos – Autoclassificação. 

Demonstração de dança
 
Turmalinas Negras
 
Apresentação de danças urbanas com o coletivo de mulheres pretas Turmalinas Negras, projeto que atua com foco na dança, trazendo pautas que potencializam a linguagem como ferramenta de acesso às origens e valorização da cultura negra. O projeto, que surgiu em fevereiro de 2020 através de um vídeo na internet, conta com mais de 20 mulheres participantes e visa abrir cada vez mais espaços para que mais mulheres possam se integrar e compartilhar de sua arte, sendo base de apoio, troca e aprendizado. Seu conceito não vê a dança apenas como movimento, mas sim, como construção e como ferramenta de acesso às origens e questões que potencializam e valorizam a mulher negra no mundo.
 
Dia 19/11, sábado, das 17h30 às 18h
Grátis. Área de Convivência. ABC Beat. Livre – Autoclassificação.

Oficina de música
 
Oficina de Discotecagem
Com Dj MF
 
A atividade tem como proposta um workshop de deejay com o DJ MF, que ensinará os fundamentos básicos de como manusear os toca-discos, selecionar músicas e trabalhar os conhecimentos das estruturas das músicas para manter a sincronismo sonoro. Inscrição grátis com 30 minutos de antecedência. A partir de 16 anos.
 
Dia 12/11, sábado, das 15h30 às 16h30.
Grátis. Área de Convivência. ABC Beat. Livre – Autoclassificação.


Serviço
 
ABC Beat
SESC Santo André – Rua Tamarutaca, 302, Vila Guiomar, Santo André. Tel. 4469-1200. www.sesc.org.br. Estacionamento - R$ 6,00 - portadores de Credencial Plena válida e R$11,00 - público geral.    Classificação indicativa: Livre - Autoclassificação.
Notícias Relacionadas »
Comentários »