MENU

09/11/2022 às 18h51min - Atualizada em 09/11/2022 às 18h51min

Mundo SENAI 2022: oportunidade de dar um upgrade na carreira em época de digitalização da economia

Seis unidades do SENAI no Maranhão estão de portas abertas à comunidade em geral até dia 10 de novembro para conhecer as instalações e cursos em todas as áreas

Coordenadoria de Comunicação e Eventos
Fotos: Divulgação
 
SÃO LUÍS – Domótica, automação, robótica, inteligência artificial e Internet das Coisas.  Essas são algumas das tendências de capacitação no mercado atual de trabalho em época de digitalização da economia. Se você ficou curioso sobre algum desses termos, tem a oportunidade de ver de perto aplicações práticas na área industrial, tirar dúvidas sobre capacitação e carreira profissional no Mundo SENAI. Em São Luís, o evento acontece até esta quinta-feira, 10/11, na unidade do SENAI no Monte Castelo. A entrada é gratuita e aberta ao público em geral.  

“O Mundo SENAI é o momento em que todas as nossas instituições a nível nacional abrem as suas portas para a comunidade conhecer, principalmente interagir com nossos alunos, despertar os visitantes por meio da orientação educacional e para o futuro da indústria”, explicou o diretor regional do SENAI-MA, Raimundo Arruda. E nesses momentos, é difícil um jovem estudante não se surpreender com alguma tecnologia. Foi o que aconteceu com José Nadso Duarte Lima, 16 anos, ao ser apresentado a impressoras 3D pela primeira vez. “Eu não conhecia e achei bem incrível como essas máquinas podem construir peças de vários tipos, criar coisas. Deve ser bem legal aprender a manusear um equipamento desses”, falou com entusiasmo.  

Em 2023, o SENAI do Maranhão completará 70 anos atuando com a missão de ofertar educação profissional e tecnológica, serviços de tecnologia e inovação, além de atuar com responsabilidade social ao realizar a inclusão das pessoas no mundo do trabalho. São 35 mil matrículas em todo o estado, oito unidades fixas em sete municípios, além de unidades móveis que atuam em parceria com as prefeituras. O Mundo SENAI acontece simultaneamente em São Luís, Rosário, Bacabal, Imperatriz, Açailândia e Caxias.  

O conhecimento é dinâmico e as tecnologias mudam em um curto espaço de tempo. “Hoje falamos de transição energética para fontes renováveis, descarbonização, Internet das Coisas, Indústria 4.0, inteligência artificial e muitas outras tecnologias. Por isso é preciso ficar atento ao desenvolvimento tecnológico do estado”, frisou Arruda. O SENAI-MA dispõe de cursos em áreas como automação, tecnologia da informação, rede de computadores, eletrônica, eletrotécnica, metalmecânica, alimentos e bebidas, vestuário e em muitas outras.  

O SENAI-MA está realizando direcionamentos estratégicos na área de qualificação profissional visando ao atendimento de demandas em setores em expansão no estado, o que inclui portos, mineradoras, verticalização da cadeia do alumínio, aeroespacial, metalurgia, papel e celulose, para citar alguns. Por isso está modernizando não apenas o seu portfólio e o atendimento direto às demandas das empresas, mas também a sua base tecnológica. A unidade Raimundo Franco Teixeira, no Monte Castelo, vai inaugurar nesta sexta-feira, 11/11, novos laboratórios e equipamentos. O SENAI Lab, o espaço maker onde José Jadso se encantou com a impressora 3D multifuncional que imprime, prototipa e grava a laser em madeira, é uma das novidades que a comunidade em geral pode conhecer durante o Mundo SENAI até esta quinta-feira, 10/11. 

A programação do Mundo SENAI no Maranhão e matrículas, gratuitas e pagas, para cursos presenciais e online podem ser acessadas na internet. 

Notícias Relacionadas »
Comentários »