MENU

08/11/2022 às 12h31min - Atualizada em 09/11/2022 às 00h06min

Nanuque (MG) teve 1.015 animais avaliados na 16ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade 2022

Nanuque (MG) teve 1.015 animais avaliados na 16ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade 2022

SALA DA NOTÍCIA Graziele Oliveira
Com grande destaque para jovialidade, peso e boa cobertura de gordura, 1.015 machos foram avaliados na 16ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade, maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo. Houve seis pecuaristas participantes. As avaliações aconteceram nos dias 26 e 27 de outubro, na planta Frisa de Nanuque (MG). A etapa foi organizada em conjunto com a Associação Mineira dos Criadores de Nelore (AMCN), frigorífico Frisa e Matsuda Sementes e Nutrição Animal.
“Em Nanuque, tivemos um número expressivo na participação de animais, mas, não foi só quantidade. Observamos também, muita qualidade de carcaça. Os números falam por si, já que 93% dos animais pesaram mais de 18 arrobas, elevando a média para 21 arrobas. Os machos também apresentaram até quatro dentes incisivos permanentes – ou menos de 3 anos de idade – em 91% dos casos, sendo que 52% desse total tinha até dois dentes – cerca de 2 anos. Por fim, 53,5% dos avaliados detinha cobertura de gordura mediana ou uniforme”, informa Gustavo Callejon, assessor técnico da ACNB.
Melhor Lote de Carcaças de Machos
A Medalha de Ouro do único campeonato em disputa foi entregue a Arthur Arpini Coutinho, da Fazenda Veneza, de Nanuque (MG). Já as medalhas de prata e bronze foram, respectivamente, para Ricardo Nunes Coelho, da Fazenda Paquetá, de Fernandes Tourinho (MG), e para Frisa Agropecuária S.A., detentora da Fazenda Bom Pastor, de Governador Valadares (MG).
Calendário nacional
As próximas etapas nacionais do Circuito acontecem nas seguintes datas:
·     08 de novembro – Friboi - Anastácio (MS)
·     10 de novembro – Friboi – Unid. I – Campo Grande (MS)
·     16 de novembro – Friboi – Pimenta Bueno (RO)
·     17 de novembro – Friboi - Itapetinga (BA)
·     18 de novembro – Friboi - Tucumã (PA)
·     18 de novembro – Frisa - Teixeira de Freitas (BA)
·     22 de novembro – Friboi - Andradina (SP)
·     24 de novembro – Friboi – Unid. II - Campo Grande (MS)
·     25 de novembro – Friboi – Santana do Araguaia (PA)
·     05 de dezembro – Masterboi – Canhotinho (PE)
Circuito Nelore de Qualidade
Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.
Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Fribal e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.
 
Notícias Relacionadas »
Comentários »