MENU

08/11/2022 às 19h16min - Atualizada em 08/11/2022 às 19h16min

Robótica do SESI-MA realiza sonhos de estudantes de escolas públicas em Rosário

Com a unidade móvel de robótica, o projeto Prototipando Sonhos leva a metodologia para alunos da rede pública de ensino no Maranhão

Coordenadoria de Comunicação e Eventos
Foto: Divulgação
 
Rosário – Alunos das escolas públicas do município de Rosário receberam a nova unidade móvel de Robótica do SESI- MA, na tarde da última quinta-feira (05/11), no Parque da Cidade rosariense.  

 A ação faz parte do projeto “A Robótica Prototipando Sonhos”, que vai incentivar estudantes de escolas públicas e comunidades carentes a estudarem pela metodologia em que a rede SESI de ensino é referência. O projeto é desenvolvido em itinerância pelos municípios maranhenses, levando as ferramentas de robótica para que crianças e adolescentes se tornem mais produtivos, inovadores e construtores de soluções para a sociedade.  

 O superintendente regional do SESI-MA, Diogo Lima, explicou que o desafio do projeto é difundir a metodologia da robótica e fortalecer a cultura maker no estado. Com a unidade móvel de robótica, a ideia é possibilitar o acesso das comunidades a esse universo, e possibilitar essa experiência que dificilmente conseguiriam ter no município.  

 “A Prefeitura de Rosário já tem o projeto de robótica em suas escolas funcionando e agora vamos aproximar esses alunos da robótica LEGO, que é praticada no SESI. Por meio do apadrinhamento das escolas públicas de Rosário vamos oportunizar uma participação desses alunos e isso será muito empolgante no nosso campeonato. Essa é uma forma de colaboração efetiva com a educação de transformação da vida desses alunos envolvidos no projeto”. 
 
 Para o município de Rosário, a experiência é muito bem-vinda. “Quero agradecer essa parceria consolidada com o SESI-MA e dizer que nós estamos aqui para competir e ganhar. Entendo que a robótica, além de transformação de vidas, serve no nosso cotidiano para a resolução de problemas difíceis, que tornam as crianças mais dinâmicas e participativas em nossa sociedade. Estou bastante positiva com a participação dos alunos rosarienses no torneio regional de robótica!”, declarou a secretária de Educação do município de Rosário, Lícia Calvet.  

 A secretária adjunta de Ciência e Tecnologia de Rosário, Sylmara Silva, disse que muitos alunos queriam participar do projeto e que em novas oportunidades mais estudantes poderão ser contemplados. “Nossas crianças e jovens estão absurdamente encantados como projeto! Estamos muito felizes por essa parceria que dá essa grande oportunidade para os nossos alunos realizarem seus sonhos pela robótica”.  

 METODOLOGIA – As oficinas de robótica funcionam com 12h semanais de modo itinerante, atendendo à um cronograma previamente organizado. As equipes serão definidas pelas escolas apadrinhadas e validadas pelo SESI-MA durante as oficinas no caminhão da robótica.  

 Um professor e um assistente técnico do SESI fazem parte da equipe de profissionais. A unidade móvel é integrada com cinco maletas SPIKE (principal); cinco maletas SPIKE (adicionais); um tapete de competição; dez notebooks; bancadas com cadeiras para dez lugares; uma TV de 50 polegadas e armários.  

Notícias Relacionadas »
Comentários »