MENU

01/11/2022 às 10h27min - Atualizada em 07/11/2022 às 00h06min

Etapa de Senador Canedo (GO) do Circuito Nelore de Qualidade avaliou 809 animais terminados em confinamento

Etapa de Senador Canedo (GO) do Circuito Nelore de Qualidade avaliou 809 animais terminados em confinamento

SALA DA NOTÍCIA Graziele Oliveira
A 11ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade foi promovida no dia 13 de outubro, no frigorífico Friboi de Senador Canedo (GO). Em conjunto com a Associação Goiana do Nelore (AGN), a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) realizou avaliações de carcaça em 809 machos Nelore não castrados, todos terminados em confinamento. Ao todo, participaram 7 pecuaristas, que levaram animais destacados pela jovialidade e boa faixa de peso. O Circuito tem o apoio de Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal.
“Com média de 21,4 arrobas, 88% dos animais pesaram mais de 18 arrobas. Dos 809 participantes, 86,4% possuía até dois dentes incisivos permanentes – cerca de dois anos de idade. Além disso, desse total, 54% dos machos apresentaram dentição de leite – menos de dois anos de idade”, informa Nabih Amin El Aouar, presidente da ACNB.
Melhor Lote de Carcaças de Machos
A primeira posição e a melhor premiação ficaram com a Agropecuária Nelore Paranã, proprietária da Fazenda Eldorado, localizada em Iaciara (GO). Nesse ano, o criatório conquistou a Medalha de Bronze no campeonato Melhor Lote de Carcaças de Machos, na primeira etapa realizada em Senador Canedo (GO), em agosto.
A Fazenda Reunidas Baumgart II, de Rio Verde (GO), conquistou sua segunda Medalha de Prata no ano. Em agosto, também na etapa de Senador Canedo (GO), a fazenda ficou na segunda posição no campeonato Melhor Lote de Carcaças de Machos, além de ter recebido a Medalha de Ouro no campeonato Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas. Por fim, a Medalha de Bronze foi entregue à Marly Ferreira Quagliato, da Fazenda Bandeirante, de Nova Crixás (GO).
Calendário nacional
As próximas etapas nacionais do Circuito acontecem nas seguintes datas:
·     03 de novembro – Fribal – Imperatriz (MA)
·     07 de novembro – Friboi – São Miguel do Guaporé (RO)
·     08 de novembro – Friboi - Anastácio (MS)
·     10 de novembro – Friboi – Unid. I – Campo Grande (MS)
·     16 de novembro – Friboi – Pimenta Bueno (RO)
·     17 de novembro – Friboi - Itapetinga (BA)
·     18 de novembro – Friboi - Tucumã (PA)
·     18 de novembro – Frisa - Teixeira de Freitas (BA)
·     22 de novembro – Friboi - Andradina (SP)
·     24 de novembro – Friboi – Unid. II - Campo Grande (MS)
·     25 de novembro – Friboi – Santana do Araguaia (PA)
·     05 de dezembro – Masterboi – Canhotinho (PE)
Circuito Nelore de Qualidade
Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.
Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Fribal e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.
 
Notícias Relacionadas »
Comentários »