MENU

02/11/2022 às 11h49min - Atualizada em 07/11/2022 às 00h03min

Em novembro, Orquestra de Câmara da Alma se apresenta na Catedral e em mais três igrejas

SALA DA NOTÍCIA Verbo Nostro
Novas quatro apresentações gratuitas do Encantando, projeto da Orquestra de Câmara da Academia Livre de Música e Artes (Alma), em igrejas católicas de Ribeirão Preto estão programadas para os domingos de novembro. A primeira apresentação do mês será no dia 06, às 20h, na paróquia Santa Ângela (Rua do Professor, 890, no Jardim Irajá). No dia 13, também às 20h, a apresentação será na Catedral Metropolitana (Rua Florêncio de Abreu, s/n, no Centro). A igreja Senhora Aparecida recebe a orquestra no dia 17, às 17h30 (Rua Guimarães Rosa, 412, na Vila Seixas). E na paróquia Santa Luzia (Rua Piratininga, 1100, na Vila Tibério), o concerto será dia 27, às 19h.

As apresentações integram o calendário do projeto Encantando e traz no repertório - executado sempre após a missa, com 40 minutos de duração -, composições de Mozart, Franz Schubert e Bach. A seleção privilegia peças que vão da Idade Média aos dias atuais, oferecendo ao público o contato com a música sacra de concerto.
 
   


Participam das apresentações Paulo Eduardo de Veiga, Paola Rojas, Miguel Fernando Stamato, Pedro Pasqualatto e Anderson Pereira (1º e 2º violinos, viola, violoncelo e contrabaixo), Tácristy Rodrigues Nunes, Brenda Grigol e Snizhana Drahan (cantores líricos), nas formações solo, duo e trio.

“Tem sido apresentações emocionantes, especialmente pelo fato de muitas pessoas nunca terem tido contato com música de concerto. A orquestra é uma ferramenta de profissionalização e aprimoramento da técnica e, ao mesmo tempo, proporciona aos alunos da Alma a chance de mostrarem seu potencial para a comunidade”, pontua Dulce Neves, presidente da Academia Livre de Música e Artes.

O projeto Encantando é uma realização da Alma, com apoio do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, através do ProAc - Programa de Ação Cultural; e patrocínio da Usina Alta Mogiana e Savegnago Supermercados, e foi idealizado para ser executado em igrejas católicas com o objetivo de formar plateia para a música de concerto.

SERVIÇO
Projeto Encantando, com ALMA
Dia 06/11 (domingo)
20h: Paróquia Santa Ângela (Rua do Professor, 890 - Jardim Irajá)

Dia 13/11 (domingo)
20h: Catedral Metropolitana de Ribeirão Preto (Rua Florêncio de Abreu, s/n - Centro)

Dia 20/11 (domingo)
17h30: Igreja Senhora Aparecida (Rua Guimarães Rosa, 412 - Vila Seixas)

Dia 27/11 (domingo)
19h: Paróquia Santa Luzia (Rua Piratininga, 1100 - Vila Tibério)

Sobre a Alma
A Academia Livre de Música e Artes (Alma) é uma associação privada sem fins lucrativos, com sede em Ribeirão Preto (SP). Começou suas atividades em agosto de 2014, com o objetivo de proporcionar a crianças e adolescentes iniciados em artes, especialmente em música, a possibilidade de aperfeiçoamento técnico, artístico e expressivo. A escola de música e artes conta com o apoio de compositores e arranjadores residentes, garantindo uma produção artístico-pedagógica conectada com o mundo atual. Dessa forma, o papel da Alma é oferecer um meio para que crianças e adolescentes (de quaisquer origens sociais) possam, uma vez iniciados e com bases artísticas fundamentadas, se aperfeiçoarem no sentido do acesso às melhores universidades e orquestras/coros nacionais ou internacionais.  Em 2017, a Alma criou o Núcleo de Formação Musical (nível iniciante) nas cidades de São Joaquim da Barra e Guará, nas escolas públicas destas cidades, com o objetivo de preparar crianças para ingressarem no Núcleo de Formação Avançada, em Ribeirão Preto.

Notícias Relacionadas »
Comentários »