MENU

01/11/2022 às 16h13min - Atualizada em 05/11/2022 às 00h06min

Circuito Nelore de Qualidade avalia mais de 1.200 bovinos em Barra do Garças (MT)

Circuito Nelore de Qualidade avalia mais de 1.200 bovinos em Barra do Garças (MT)

SALA DA NOTÍCIA Irvin Dias Costa de Souza Garcia
A 10ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade recebeu 1.298 animais da raça bovina para avaliações realizadas na planta frigorífica da Friboi em Barra do Garças (MT). Do total de animais, 918 eram machos e 380, fêmeas, inscritos por nove pecuaristas. A etapa do campeonato foi realizada pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) com a Associação dos Criadores de Nelore do Mato Grosso (ACNMT) e apoio de Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal.

Gustavo Callejon, assessor técnico da ACNB, informa que “o principal destaque da etapa foi a participação de animais, em sua maioria, com ótimo acabamento de carcaça, além de serem jovens e estarem bem pesados”.

Entre os machos, um dos destaques foi o peso, já que 99% deles pesaram mais de 18 arrobas – com média de 21,8 arrobas. Outro destaque foi a cobertura de gordura mediana, apresentada por 91% dos machos. Bem jovens, os bovinos possuíam até dois dentes incisivos permanentes – cerca de dois anos de idade – em 79% dos casos, sendo que 49% desse total apresentou dentição de leite – menos de 2 anos.

As fêmeas, assim como os machos, ganharam destaque pela cobertura de gordura mediana, observada em 98% delas. Além disso, 91% dos bovinos possuíam até dois dentes e 60% desse total apresentou dentição de leite. Por fim, 86% das fêmeas pesaram mais de 14 arrobas – com média de 15,4 arrobas.

Melhor Lote de Carcaças de Machos
A Agropecuária Roncador, da Fazenda Roncador, de Querência (MT), foi a grande premiada no campeonato de machos, recebendo a Medalha de Ouro pela primeira colocação. As medalhas de prata e bronze foram para André de Moraes Zucato, da Fazenda Vila Rica, de Pedra Preta (MT) e para Maristela Rosa Valim de Noronha, da Fazenda Jacarandá, de Araguaiana (MT), respectivamente.


Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas
A Medalha de Ouro foi entregue para Bruno Melcher, da Fazenda Tecoha, localizada em Querência (MT). Irineu Afonso Bragagnolo, da Fazenda Alto Alegre, de Tesouro (MT), recebeu a Medalha de Prata. Já a Medalha de Bronze foi entregue à Agropecuária Roncador, pela terceira colocação.


A Fazenda Alto Alegre apresentou lote que foi premiado com a Medalha Ouro Branco, que é destinada a todos os lotes de fêmeas de até quatro dentes e machos castrados de até dois dentes, com gordura mediana acima e peso de 16 a 25 arrobas.

Calendário nacional
As próximas etapas nacionais do Circuito acontecem nas seguintes datas:

·     03 de novembro – Fribal – Imperatriz (MA)
·     07 de novembro – Friboi – São Miguel do Guaporé (RO)
·     08 de novembro – Friboi - Anastácio (MS)
·     10 de novembro – Friboi – Unid. I – Campo Grande (MS)
·     16 de novembro – Friboi – Pimenta Bueno (RO)
·     17 de novembro – Friboi - Itapetinga (BA)
·     18 de novembro – Friboi - Tucumã (PA)
·     18 de novembro – Frisa - Teixeira de Freitas (BA)
·     22 de novembro – Friboi - Andradina (SP)
·     24 de novembro – Friboi – Unid. II - Campo Grande (MS)
·     25 de novembro – Friboi – Santana do Araguaia (PA)
·     05 de dezembro – Masterboi – Canhotinho (PE)
 
Circuito Nelore de Qualidade
Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.


Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Fribal e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.

Notícias Relacionadas »
Comentários »