MENU

03/11/2022 às 11h49min - Atualizada em 05/11/2022 às 00h00min

Phomenta apoiou mais de 2 mil ONGs em 2021 por meio de programas e conteúdos

Relatório de impacto da Phomenta compartilha os resultados de sua atuação no Brasil e em outros nove países da América Latina, onde as ONGs aceleradas captaram mais de 4,4 milhões

SALA DA NOTÍCIA Phomenta
Divulgação

Era para promover o trabalho social de organizações apenas do interior de São Paulo, mas os 7 anos da Phomenta já chegaram na América Latina, e até na Ásia, para onde está expandido um projeto de sucesso. O primeiro relatório do negócio de impacto, que apoia as ONGs e os seus empreendedores, celebra os resultados dos projetos realizados até aqui e comprova o impacto gerado por eles. Somente nos programas de Aceleração de ONGs foram 214 organizações beneficiadas. Depois das capacitações, elas implementaram mais de 620 iniciativas de melhorias e conseguiram captar mais de R$ 4,4 milhões.

Em 2021, as soluções da Phomenta chegaram a dez países da América Latina, de norte a sul, do México à Argentina. No Brasil, ONGs de 23 estados, além do Distrito Federal, participaram dos programas. Ao todo, mais de 620 empreendedores sociais foram impactados pelos programas de aceleração e de voluntariado corporativo.

Estes empreendedores estavam no foco da Phomenta desde a sua criação, em 2015. É o que conta uma das fundadoras, Izadora Mattiello. “A autoestima das pessoas que trabalham com ONGs foi uma coisa que me moveu muito para criar a Phomenta. Por que esses empreendedores não eram tão reconhecidos como os de outras áreas? Acho que a gente conseguiu virar o jogo e valorizar essas pessoas, o que muda tudo”, afirma. 

Como explica Mattiello, empreendedores de ONGs são capacitados pela Phomenta para mostrar o que há de positivo nos projetos sociais, atraindo parceiros das iniciativas pública e privada. “Esse é para mim um dos legados mais bonitos da nossa organização. Como país e como planeta, pecamos em não valorizar o Terceiro Setor. Por isso a Phomenta continua trabalhando, porque somos um dos principais responsáveis por mudar esse jogo”, conclui.

Soluções que fomentam

Os núcleos de atuação da Phomenta foram relacionados no relatório. A Aceleração Social é um deles, com atuação direta no desenvolvimento da gestão e liderança de ONGs, os programas são executados pela Phomenta em parceria com institutos e fundações, como: Fundação FEAC, Instituto Bancorbrás, Instituto Malwee, Instituto Sabin e Fundação Arymax. As 214 apoiadas participaram de programas de aceleração ou fizeram parte de redes de ONGs, gerenciadas pela Phomenta, para troca e desenvolvimento dos empreendedores sociais. Além de desenvolver habilidades de trabalho em equipe e comunicação; 72% delas aumentaram o número de voluntários; 88% aumentaram o uso de ferramentas digitais e 96% realizaram ao menos uma parceria, por influência dos programas.

Outro núcleo é o Voluntariado Corporativo, em que os colaboradores das empresas se tornam consultores e apoiam ONGs na resolução de desafios de gestão. Cerca de 320 colaboradores de empresas como Elo, Johnson&Johnson, Conglomerado Financeiro Alfa e Agência Digi prestaram consultoria nos programas.  Foram 2.520 horas de facilitação para 63 ONGs. 

“Oferecemos os programas para as empresas e envolvemos seus colaboradores nos desafios das ONGs. Eles vão ajudar a resolver problemas, questões de gestão, comunicação, projetos. Habilidades são desenvolvidas tanto nas organizações quanto nos funcionários das empresas parceiras”, explica Daiany França, líder de Dados e Impacto da Phomenta.

Existe ainda o Portal do Impacto, que se consolidou como um dos maiores sites de conteúdo para ONGs do país e contém materiais gratuitos para empreendedores sociais e quem se interessa pelo Terceiro Setor. Gestão, captação de recursos, voluntariado, comunicação e boas práticas estão entre os assuntos debatidos na plataforma. O objetivo é democratizar informações e ferramentas de apoio à gestão das organizações.

Histórias de Impacto 

A missão da Empodera, uma organização sem fins lucrativos do Rio de Janeiro (RJ), é transformar a realidade de meninas adolescentes por meio do esporte. Para que meninas exerçam todo seu potencial a partir da prática esportiva, a Empodera depende da captação de recursos. É aí que a Phomenta entra na bela história da ONG. Depois do PAIS 2021 - Programa de Aceleração de Impacto Social, a Empodera conseguiu fechar uma parceria com a empresa Domani, que ofereceu 5% dos valores de todas as vendas do mês de novembro de 2021 em doações para a organização. 

Quem está à frente do trabalho comemora esta conexão. “Para mim, muito mais do que o número de ONGs e regiões que atingimos, são as histórias e os relatos de quem foi transformado pela nossa atuação que demonstram a dimensão de todo o impacto que temos gerado”, afirma Rodrigo Cavalcante, CEO da Phomenta.

Como a captação de recursos é a base para colocar projetos em prática, várias ferramentas da Phomenta estão voltadas para esta necessidade. Após os treinamentos, R$ 130 mil foram captados pela ONG Laboratório da Cidade em Belém, no Pará, usados para viabilizar projetos de cidades democráticas e sustentáveis. “O impacto pode ser muito único e diferente para cada empreendedor social que está com a gente”, complementa Cavalcante.

Sobre a Phomenta

A Phomenta é um negócio de impacto que apoia as ONGs e os seus empreendedores, por meio de educação em gestão, maior reconhecimento e conexões com empresas e potenciais parceiros. Nos últimos anos, capacitou mais de 400 ONGs de todas as regiões do Brasil, por meio de programas de aceleração, e transformou mais de 800 colaboradores de empresas em consultores de impacto por meio dos programas de voluntariado corporativo. Por meio do Portal do Impacto, plataforma de conteúdos gratuitos sobre gestão e captação de recursos, informa e influencia mais de 3000 organizações todos os meses. Para saber mais informações, acesse: www.phomenta.com.br e www.portaldoimpacto.com.


Notícias Relacionadas »
Comentários »