MENU

03/11/2022 às 19h50min - Atualizada em 03/11/2022 às 19h50min

PF combate tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro

Estão sendo cumpridos 25 mandados judiciais

Comunicação Social da PF/GO
Foto: Divulgação/PF
 
Goiânia/GO - A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (3) a Operação Manicaca, com o objetivo de combater o tráfico internacional de drogas e a lavagem de dinheiro dele proveniente.

Cerca de 70 policiais federais cumpriram 25 mandados judiciais nas cidades de Goiânia/GO, Trindade/GO e Inhumas/GO, sendo 16 mandados de busca e apreensão e 9 mandados de prisão temporária, além do bloqueio de contas bancárias dos investigados.

A investigação apurou que manicacas (indivíduos que sabem pilotar aeronaves, mas que não possuem habilitação para voo perante os órgãos reguladores) eram cooptados por organização criminosa sediada em Goiás e voltada ao tráfico internacional de drogas.

Os pilotos manicacas eram responsáveis por transportar cocaína da Bolívia para o Brasil, mais especificamente para o Estado de Goiás. Aqui a droga era difundida para as demais regiões. Para tentar evitar a repressão estatal, o transporte da cocaína boliviana era feito em pequenas aeronaves, registradas em nome de terceiros, sem registro de plano de voo e por meio de rotas não usuais.

Além desse grupo criminoso voltado ao tráfico internacional de drogas, a Polícia Federal identificou também um grupo ligado ao descaminho de mercadorias provenientes do Paraguai. Sem realizar o pagamento dos tributos devidos pela importação, comerciantes contratavam manicacas para transportarem em aeronaves produtos eletrônicos do Paraguai para o Estado de Goiás. Já em solo goiano, os produtos irregularmente importados, em sua maioria, aparelhos celulares, eram vendidos em estabelecimentos especializados.

Estão sob apuração os crimes de organização criminosa, tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico internacional de drogas, lavagem de capitais e descaminho. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »