MENU

01/11/2022 às 17h56min - Atualizada em 01/11/2022 às 17h56min

Mundo SENAI 2022 conecta estudantes, profissionais e empresas a serviços técnicos e tecnológicos da Indústria 4.0

Durante três dias (8,9 e 10/11), o público terá acesso a oficinas, palestras e visitas guiadas em todas as unidades do SENAI no Maranhão

Comunicação e Eventos/FIEMA
Formação profissional de jovens maranhenses pelo SENAI-MA - Foto: Divulgação
 
SÃO LUÍS – O Mundo SENAI 2022 tem uma vasta programação gratuita, online e presencial, com temas que trazem impacto na forma com a indústria moderna, a chamada Indústria 4.0, produz. Para quem está iniciando no mundo do trabalho, para os que desejam se aprimorar ou ainda fazer uma transição de carreira, o Mundo SENAI é uma excelente oportunidade para explorar as opções de formação e qualificação profissional na indústria. As empresas também têm acesso às tecnologias que estão transformando a produção industrial, como a automação robótica, uso de simuladores e Internet das Coisas (IoT). 
 
O Mundo SENAI acontece simultaneamente em todo o Brasil desde 2009. Este ano, o evento é híbrido, com programação presencial e virtual (SENAI Nacional) em 26 estados e no Distrito Federal. Mais de 390 municípios participam.  No Maranhão, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial estará aberto ao público em São Luís (unidade do Monte Castelo), Açailândia, Bacabal, Caxias, Imperatriz e Rosário. As inscrições e a programação completa do evento Mundo SENAI no Maranhão e no Brasil podem ser conferidas nos sites específicos do evento.   

Programação - O Centro de Educação Profissional e Tecnológico do SENAI-MA em Açailândia vai realizar palestra sobre a importância do SENAI para o desenvolvimento dos jovens. O SENAI é o maior complexo privado de educação profissional da América Latina. Os visitantes poderão participar ainda de oficina de Arduíno, uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre. 
 
Em Bacabal, o público terá acesso a uma programação que inclui visita ao Laboratório de Eletricidade, demonstração do uso de simuladores de transporte e um minicurso de Internet Of Things (IoT, Internet das Coisas, em português).  

Em Caxias, entre outras exibições, serão demonstradas tecnologias usadas em soldagem e em trânsito com simuladores de solda e automotivos. O público ainda participa de palestras sobre energias renováveis e o meio ambiente e a economia para as empresas com a geração de energia solar. Será realizada também palestra sobre Metaverso e Realidade Virtual.  
No SENAI de Imperatriz vai acontecer o Desafio Mundo Interativo SENAI durante os três dias de evento, 08, 09 10/11. Isso inclui informações sobre Indústria 4.0, além de visitas e oficinas em laboratórios de Manufatura Aditiva, Manufatura Digital, Simulação e Robótica. 
 
Em Rosário, o público poderá visitar todas as instalações do SENAI e ainda participar de palestras sobre Cibersegurança e Noções de Segurança em Serviços de Eletricidade. Serão realizadas também oficinas de desenho de moda e de customização de jeans.  

Em São Luís, no Raimundo Franco Teixeira, será apresentada a área de Automação com demonstração e funcionamento dos equipamentos industriais, como esteira, mostra de tecnologias do futuro, com apresentação de projetos impressos em impressora 3D e com aplicação na Eletrônica, além de inauguração de Espaço Maker.  

Plataforma Mundo SENAI - Em todos os Centros de Educação Profissional de Tecnológica do SENAI os visitantes poderão conhecer melhor a plataforma Mundo SENAI e a Contrate-me, com informações do Maranhão. Na Plataforma Mundo SENAI há cursos na Loja Mundo Senai, Jovem Aprendiz, Senai Play, Realidade Aumentada, Biblioteca Digital e Escola Digital. Na seção Trabalho há vagas de estágios, de empregos, Banco de Talentos para as empresas e espaço para que profissionais autônomos possam prestar serviços. Um Guia de Profissões e orientações profissionais estão disponíveis no menu Carreiras.  Para as empresas estão disponíveis serviços de consultoria especializada, universidade corporativa, avaliação de competências e de soft skills. Enfim, na plataforma Mundo SENAI há uma gama de recursos para impulsionar carreiras e empresas.  

De acordo com o diretor regional do SENAI-MA, Raimundo Arruda, esta é mais uma oportunidade de mostrar à sociedade o papel do SENAI na formação profissional de jovens maranhenses. Desde quando foi criada no Maranhão, a instituição ativou mais de 850 mil matrículas, formando milhares de pessoas, além de prestar mais de 26 mil serviços às empresas maranhenses. “O Mundo Senai também mostrará os projetos inovadores desenvolvidos em nossos Centros de Educação Profissional e Tecnológica, além da indústria do futuro, com a disseminação de informações sobre a Indústria 4.0, considerada a nova revolução tecnológica industrial”, destaca Arruda. 

Para os que gostam de tecnologia, o evento também é o espaço certo. Lá, os visitantes poderão conferir demonstrações de uso dos mais modernos equipamentos e máquinas do mercado em diversas ocupações. Além disso, poderão comprovar a qualidade da educação oferecida pelo SENAI e ter contato com tecnologias usadas nos cursos. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »