MENU

31/10/2022 às 18h50min - Atualizada em 31/10/2022 às 18h50min

Ação de combate ao trabalho infantil é realizada em Imperatriz

Objetivo é conscientizar a população sobre exploração do trabalho infantil no Dia de Finados

Regilson Borges
Ascom
Equipe de abordagem social da Sedes realiza visita aos locais mais frequentados no próximo feriado - Foto: Divulgação
 
Para buscar combater e conscientizar a população sobre o trabalho infantil, uma ação foi desenvolvida nos cemitérios de Imperatriz. Participaram a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), com a coordenação do projeto Prefeito Amigo da Criança, e articulação do Selo UNICEF, acompanhados da equipe de Abordagem Social.

Como já é esperado grande movimentação nos cemitérios, na próxima quarta-feira (02), além das visitas aos túmulos, vendedores lotam os locais com suas barracas com objetivo de fazer dinheiro extra. A ação da Sedes visa evitar que os menores estejam em situação de trabalho, e alerta a administração dos cemitérios sobre o trabalho irregular de crianças e adolescentes.

Para a articuladora do Selo Unicef, Mikaelly Santos, esses pontos são comumente vistos como locais de exploração do trabalho infantil. “O trabalho infantil é muito comum nesse período. Nós sabemos que a comunidade geralmente oferta serviços como limpeza de túmulos, capinagem, pintura e também a venda de flores”, comenta.

Secretária da Sedes, Divina Leide, relata que este trabalho também é realizado em parceria com outros órgãos. “A Assistência Social do Município trabalha de forma integrada com a Vara da Infância e da Juventude, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e outros órgãos, atuando para a diminuição dos casos”.

“O trabalho de identificação vai continuar até o dia 2 de novembro, e qualquer caso será encaminhado ao Centro de Referência Especializada de Assistência Social mais próximo”, explicou Mikaelly.

Denúncia
 A conscientização sobre o trabalho infantil nos cemitérios é muito importante para que os pais sejam alertados sobre os malefícios dessa atividade. O Conselho Tutelar de Imperatriz está sempre à disposição para enfrentar todos os tipos de violência, como também, aplicar medidas de proteção e apoio nas ações para prevenção e repressão à tais práticas de trabalho de crianças e adolescentes.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »