MENU

OPROGRESSONET Publicidade 728x90
28/10/2022 às 10h23min - Atualizada em 31/10/2022 às 00h00min

Conquistar o cliente de gastronomia começa antes mesmo do consumo

Consultora especialista em gastronomia destaca a importância de investir na experiência do consumidor

SALA DA NOTÍCIA Assessoria de Imprensa
Divulgação/Banco de Imagem
Oferecer uma experiência de consumo ao cliente, que o conquiste à primeira vista e o fidelize ao final do serviço deve ser o objetivo dos empreendedores e empresários da área da gastronomia que desejam se destacar diante da vasta concorrência. É o que explica Amanda Sabadell, especialista de Marketing da VA Gestão de Negócios. “O cliente da área da gastronomia será atraído pelos olhos, ou seja, pela imagem que ele vir em propagandas, nas redes sociais ou que criará em sua imaginação ao ouvir a descrição de um prato ou produto. Mas ele só sairá satisfeito e recomendará o restaurante, a confeitaria, o buffet para seus amigos se ele tiver uma experiência correspondente ao que lhe foi prometido”, explica a especialista.

“Garantir que o cliente tenha a melhor experiência de consumo deve ser a missão do negócio de gastronomia”, enfatiza. Os momentos vividos durante o consumo, seja ele em uma loja física ou delivery, é o que definirá se o cliente retornará. Por isso, é muito importante ter uma estratégia de marketing bem estruturada, do pré ao pós-venda, além de uma equipe treinada para entregar o que o marketing prometeu.

Antes de tudo
A primeira impressão que o consumidor de gastronomia terá da marca é o que o fará decidir por entrar em um restaurante, pedir uma comida no aplicativo ou comprar um produto. A imagem apresentada nas mídias sociais, no menu, na fachada da loja, nos folhetos de publicidade deve ser pensada para despertar esse desejo. Além disso, as descrições das preparações também devem destacar os diferenciais do prato ou produto.

Invista na identidade visual da sua marca, desde a logomarca até a decoração dos espaços. No caso de negócios online, o site ou página do aplicativo de delivery deve seguir a mesma identidade.
Defina a linguagem com que se comunicará, de acordo com o perfil do seu público, criando proximidade.

A experiência principal
Ao decidir por consumir, o cliente espera que aquilo que lhe foi prometido seja entregue. “Portanto, não adianta ter lindas fotos se o que chega à mesa não condiz com o prometido”, reforça.
Neste momento, além do básico, aproveite para conquistar o consumidor com uma experiência única. “Faça algo que o seu concorrente não faz. Ofereça uma degustação de bebida, envie junto ao delivery uma versão pequena de algum outro prato que o seu cliente ainda não tenha provado, crie uma playlist que ‘harmonize’ com os pratos. Inove!”.

É preciso lembrar que o cliente satisfeito retornará. Mas o cliente encantado, indicará o negócio, reforçando o marketing da casa de forma espontânea, o que costuma ter ainda mais credibilidade.

Depois também importa
Nem sempre tudo sai conforme planejado, afinal, um negócio feito por humanos é passível de erros.
No entanto, é preciso, em primeiro lugar, reconhecer o erro e acolher o cliente. “Caso a experiência tenha sido falha, este é o momento de reverter a situação e reter o seu cliente, fazer com que ele te dê uma nova chance”. Por exemplo: se o pedido foi errado ou com algum problema, peça desculpas e refaça, priorizando o preparo e a entrega. “Resolver a situação o quanto antes é o mínimo a ser feito, da forma mais eficiente possível. Quer se destacar? Entregue algo a mais, como um mimo ou um desconto para o próximo consumo”.


Sobre a VA Gestão de Negócios
Idealizada por Vera Araújo, profissional de mais de 26 anos de atuação em negócios gastronômicos, a VA Gestão de Negócios é uma consultoria com um olhar 360º para a gestão, atuando em todas as áreas de um empreendimento gastronômico, do planejamento, gestão e marketing ao operacional. Entre os principais clientes estão o Itaú, Vaca Véia, Brodo Ristoranti, Madureira, Cozinha de Afeto e Cosy.

A VA Gestão de Negócios foi criada por uma mulher negra e tem como um de seus princípios a diversidade, por acreditar que as diferenças são um ingrediente essencial para a construção de um negócio inovador. Comandada por mulheres que enfrentam diariamente as dificuldades de estarem inseridas em uma área que ainda é predominantemente masculina, conta ainda com expertises de chefs de cozinha, que atuam de forma autônoma.
 
Notícias Relacionadas »
Comentários »
OPROGRESSONET Publicidade 1200x90