MENU

10/11/2020 às 00h00min - Atualizada em 10/11/2020 às 00h00min

Grupo Equatorial Energia e Gera Maranhão financiam estudo inovador em energias renováveis no estado

O projeto de P&D EoSolar visa mapear o potencial solar e eólico do estado e estimular investimentos na região

Assessoria de Imprensa do Grupo Equatorial Energia
Assinado o termo de cooperação para realização do projeto P&D EoSolar - Foto: Divulgação
O ano de 2020 trouxe muitas reflexões em vários setores da economia. A sociedade ainda vive um período complexo e de grandes incertezas com a pandemia causada pelo novo coronavírus. Nesse contexto, os impactos na saúde e na vida das pessoas trazem um papel diferenciado no setor energético, principalmente no pós-covid, em que a demanda por modelos de negócios precisam promover ainda mais a qualidade de vida da população. Investir em fontes de energias renováveis é um caminho que vem sendo apontado no mercado e já está no planejamento do Grupo Equatorial há algum tempo, tanto pelo aspecto energético - com foco no incentivo à inovação, como no ambiental.

Com esse propósito, foi assinado na última quinta-feira (05) o termo de cooperação para realização do projeto &D EoSolar, com pesquisa inédita que se propõe a desenvolver metodologias de estudos inovadoras dos potenciais de geração de energia solar e eólica no estado do Maranhão, com o objetivo de abrir portas para novos empreendimentos em energia na região e fomentar a economia local. Participaram da assinatura presencial e on-line o CEO do Grupo Equatorial Energia, Augusto Miranda; o presidente da Equatorial Maranhão, Augusto Dantas; o presidente da Gera Maranhão, Lauro Fiuza; o diretor da ANEEL, Sandoval Feitosa; o Reitor da UFMA, Natalino Salgado; o Governador do Estado, Flávio Dino; o presidente da Federação de Indústrias do Maranhão, Edilson Baldez, dentre outros ilustres convidados que assistiram à cerimônia por meio de plataforma de videoconferência.

O projeto, que terá duração de 30 meses, é financiado pelo Grupo Equatorial Energia e pela Gera Maranhão, com recursos do programa de Pesquisa e Desenvolvimento da ANEEL. Com o intuito de promover conexões que fortaleçam a perspectiva de inovação e sustentabilidade do Grupo Equatorial, o EoSolar visa contribuir para construção de soluções tecnológicas que atendam ao desafio da energia sustentável, diversificando a matriz de energia limpa do Brasil. O potencial energético eólico e solar do Maranhão, principalmente na região de Barreirinhas e Atins e nas partes mais continentais sempre foi destaque no setor e, agora, essa parceria pretende colocar o estado nos holofotes de mais investidores e empreendedores do setor elétrico, alinhado com as tendências de grandes investimentos em fontes renováveis de energia elétrica em todo o mundo.

Para o presidente do Grupo Equatorial, Augusto Miranda, os estudos e pesquisas serão fundamentais para a produção de um atlas eólico e solar do estado. “As características climáticas do MA, com índices altos de radiação solar, a força dos ventos, os benefícios ambientais, entre tantos outros ganhos estão entre os principais motivos para termos a certeza de que a opção por energia renovável é um caminho sem volta. Por isso, nossos investimentos em pesquisas e empreendimentos no ramo das energias limpas vêm somar a uma necessidade crescente de empreendedores com visão sustentável. Buscando tecnologias econômicas e renováveis, o projeto EoSolar trará diversos benefícios para o Grupo, clientes, governo e sociedade.”

Durante o evento, o Presidente da Equatorial Maranhão, Augusto Dantas, pontuou que desde 2004 a distribuidora vem trabalhando na universalização da energia elétrica em todo o Maranhão e destacou os investimentos da empresa ao longo destes últimos 16 anos. “Mais de 99% do território do estado possui energia elétrica, mas precisamos olhar para o futuro, por isso entendemos que o caminho é a inovação e a cultura de alta performance”, enfatizou agradecendo as parcerias firmadas.

  Para o Diretor da ANEEL, esse projeto tem um grande potencial para transformar o estado. “O Maranhão tem riquezas belíssimas e muitas delas poderão ser transformadas em geração de emprego e renda, e consequentemente a vida das pessoas, já que esse é um projeto muito peculiar que sai do campo acadêmico (stricto sensu) e vai para uma aplicação prática, certamente muito bem conduzidos pelas instituições diretamente envolvidas”, comenta Sandoval Feitosa.

O Governador do Estado, Flávio Dino, acredita que os debates acerca da economia sejam fundamentais para o desenvolvimento social. “É impossível que tenhamos desenvolvimento socioeconômico se não tivermos a oferta dos fatores que impulsionam o ciclo sustentável de investimentos no país, entre os quais, aqueles referentes ao fornecimento de energia abundante e barata”, salientou destacando a importância da valorização dos recursos ambientais.

INOVAÇÃO E ORIGINALIDADE – o EoSolar propõe avanços inéditos, no Brasil, em temas como: implicações da rugosidade aerodinâmica de superfície e da turbulência mecânica e térmica para o dimensionamento do aproveitamento eólico; implicações dos jatos de baixo nível para o aproveitamento eólico; caracterização do efeito lente promovido por nuvens nas bordas e implicações para o aproveitamento solar. Assim, o projeto propõe a análise e modelagem dos processos termodinâmicos, micrometeorológicos e aerodinâmicos locais permitindo a incorporação de aspectos até então negligenciados e que têm sido reconhecidos como importantes para uma diminuição de incertezas e riscos inerentes a empreendimentos de geração de energia elétrica.

USINA SOLAR - A primeira investida em energia solar da empresa de serviços do Grupo Equatorial foi na fazenda solar fotovoltaica, localizada na cidade de Coroatá, centro-leste do Maranhão, que entrou em operação em outubro deste ano com potência instalada de 1 MWp (megawatt-pico). A usina fotovoltaica de Coroatá trará redução significativa dos impactos no meio ambiente já que, segundo os dados estimados na geração de energia nesse ano, a usina poupará mais de 506 toneladas de carvão mineral, reduzirá aproximadamente 1.262 toneladas de CO² e preservará mais de 68 mil árvores plantadas.

Além da usina fotovoltaica de Coroatá, o Grupo Equatorial viu oportunidades de expandir o negócio de geração distribuída com a construção de duas novas usinas, sendo uma na cidade de Caxias - MA, com uma potência de 600 kWp e expectativa de geração de 1,16 GWh/ano, e outra na cidade de Rosário - MA, com potência de 1MWp e expectativa de geração de 1,71 GWh/ano. A previsão da entrega dessas fazendas solares está para 2021.

CENTRO DE LANÇAMENTO DE ALCÂNTARA (CLA) – Em junho desse ano, seguindo a tendência do mercado para as energias renováveis, o Grupo Equatorial assinou um convênio com o CLA para viabilizar a construção e o desenvolvimento de uma microrrede de energia elétrica inteligente nas dependências internas do CLA, que irá permitir mais segurança, resiliência e qualidade para a energia usada nas atividades críticas do centro de lançamento aeroespacial, localizado na cidade de Alcântara – MA. Com o investimento da ordem de 10 milhões de reais, a implantação, pesquisa de melhorias tecnológicas e o desenvolvimento de conhecimento inovador dessa microrrede também faz parte do programa de P&D da Equatorial Energia, em conformidade com o que estabelece a ANEEL. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »