MENU

27/10/2022 às 17h46min - Atualizada em 27/10/2022 às 17h46min

TRE-MA ratifica confiança na tranquilidade do 2º turno

TRE-MA
Foto: Divulgação/ TRE-MA
 
Reunidos com as forças de segurança, presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão ratificaram a confiança de que o 2º turno das eleições no estado transcorrerá com a mesma tranquilidade registrada no 1º turno.

A desembargadora Angela Salazar, presidente, ao abrir a reunião, agradeceu a presença dos comandantes do 24 BIS, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e representantes das polícias federal, civil e rodoviária federal, e ainda a Agência Brasileira de Inteligência, transmitindo-os toda gratidão pelo trabalho apresentado no desempenho da função e que para o segundo turno aguardava a mesma dedicação.

“A gente quer ouvir o plano estratégico de cada um em razão do panorama nacional que se desenha, mas quero agradecê-los pelo êxito, comprometimento e responsabilidade com que cada um desenvolveu seu trabalho para garantir a segurança das eleitoras e eleitores maranhenses e dos prédios onde funcionaram as urnas eletrônicas. Todos estamos de parabéns”, declarou a presidente.

Continuou dizendo que a população pode ficar tranquila, pois o mesmo trato da Justiça Eleitoral e das forças de segurança de garantir o exercício livre do voto será mantido, permitindo que todas (os) saiam de casa pacificamente para exercer o que há de mais essencial na democracia, que é o direito de escolher livremente seus representantes.

Por sua vez, o desembargador José Luiz de Almeida, corregedor, acrescentou “o que nós almejamos à luz de tudo que temos feito, e dessa conjugação de esforços que têm sido realizados, é que nós consigamos na medida das nossas forças e possibilidades, coibir as ilicitudes e irregularidades. Quero aqui externar a minha convicção de que haverá uma eleição com particularidades que são próprias do momento em que estamos vivendo, mas que nós com a força da nossa dignidade, história e caráter temos todas as condições de enfrentar”, refletiu o corregedor.

O juiz Cristiano Simas, ouvidor e presidente das Comissões de Segurança e Acessibilidade do Regional, transmitiu o sentimento de gratidão dos juízes e juízas eleitorais e disse ser uma satisfação poder contar com esse apoio, que com certeza será renovado para um segundo turno com muita tranquilidade. 

“Tive a oportunidade de conversar com alguns que estavam envolvidos diretamente no pleito e todos sem exceção teceram comentários elogiosos ao papel desempenhado pelas forças de segurança em suas respectivas zonas. Essa é a nossa perspectiva e só será possível porque temos o apoio de todos. Tem sido uma honra muito grande trabalhar com vocês nesse processo eleitoral”, expôs o magistrado.

O juiz André Bogéa, membro da Corte e diretor da Escola Judiciária, que compôs a mesa de trabalho nesta reunião, lembrou que a Justiça Eleitoral é uma instituição já muito experiente, que fez 90 anos recentemente, portanto madura e sólida. Que os homens e mulheres que formam essa instituição e os seus parceiros que costumeiramente fazem eleição de 2 em 2 anos estão acostumados a lidar com reparação e mesmo com contingências. 

“Não haverá praticamente nada que possa estar fora da previsão da Justiça Eleitoral e das forças de segurança parceiras. Vamos com esse espírito, vamos preparados, tivemos um resultado muito bom no primeiro turno, tudo em paz e com calma, e estamos preparados para o caso de qualquer eventualidade”, pontuou Bogéa.

Também presente à reunião, integrando a mesa, o procurador regional eleitoral Hilton Melo narrou ter sido um verdadeiro sucesso o primeiro turno, renovando o pacto de que o Ministério Público está atento às situações, agindo e colaborando, na expectativa de somar com a segurança.

Após as falas das autoridades acima, cada comandante e representante de força de segurança confirmaram o empenho no 2º turno, com estratégias próprias e alinhadas. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »