MENU

OPROGRESSONET Publicidade 1200x90
OPROGRESSONET Publicidade 728x90
26/10/2022 às 17h22min - Atualizada em 27/10/2022 às 00h02min

Escritor catarinense instiga reflexão sobre o mundo ‘hiperconectado’ em seu primeiro livro

Em uma narrativa infanto juvenil, Dado Pieczarcka convida o leitor a repensar sua relação com a tecnologia; obra é inspirada em clássicos do cyberpunk como Matrix e Black Mirror

SALA DA NOTÍCIA Davi Paes e Lima
Paes e Lima Comunicação
David Jonatas
O que sobra da realidade quando vivências artificiais parecem mais concretas do que lembranças? Ao acordar em um dia como outro qualquer, Franz percebeu ter lembrança de acontecimentos que nunca tinha vivido. Para piorar, essas memórias estranhas também invadiram a mente dos outros membros de sua cambada. O livro Hiperconectados é uma ficção científica distópica que questiona os limites e malefícios do excesso de informação aos quais as pessoas se expõem todos os dias pela internet. Através da história de Franz e seus amigos, o escritor e influenciador digital Dado Pieczarcka, de Florianópolis (SC), revela um futuro em que o passado de ninguém está seguro das corporações. A obra já está disponível tanto em formato digital como também em livro físico.

Por conta dessa invasão mental, o protagonista Franz começa a desconfiar que é a enxurrada de conteúdo online que entorpece a população. Esta pode ser uma estratégia para que as massas permaneçam entretidas e hiperconectadas, o mais distante possível da verdade. Agora, Franz e a cambada precisam descobrir o Erro do Sistema para vencerem a batalha contra a inteligência artificial. "Mas como todos da cambada lembravam os mesmos versos? E por que o onipresente Sistema as considerava tão grave a ponto de surpreender na Ausência? Com essas perguntas alfinetando o cérebro e diante da tragédia à sua frente, as pernas perderam a força e tombou de joelhos em frente a Incêndio, que gritava e se contorcia cada vez mais desesperado" - diz um trecho da obra.

Em Hiperconectados, Dado Pieczarcka mostra o futuro do ponto de vista de um grupo de desajustados, que vivem em um lugarejo distante do alcance do sinal do Sistema. Na onda de clássicos do cyberpunk como Matrix, Akira e Black Mirror, o autor faz uma poderosa crítica aos limites do uso da internet e como alguns grupos têm tirado vantagem disso.  O livro físico com 342 páginas pode ser adquirido pelo site https://dadopieczarcka.com/ e a versão digital (e-book) pode ser comprada pela Amazon.

 
Sobre o autor:

Dado Pieczarcka é publicitário pós-graduado em marketing digital, experiências acadêmicas que serviram para o aproximar ainda mais da sua verdadeira área de interesse: como meios virtuais influenciam o comportamento humano. Hiperconectados, além de ser seu livro de estreia na literatura jovem, também é o nome do seu canal nas redes sociais. 

Assista ao booktrailer de Hiperconectados no Youtube: https://youtu.be/eyVoCiSHlCc

 

Notícias Relacionadas »
Comentários »
OPROGRESSONET Publicidade 1200x90