MENU

26/10/2022 às 18h53min - Atualizada em 26/10/2022 às 18h53min

Agentes de trânsito reforçam combate à descarga livre em motocicletas

Medida atende solicitação de moradores incomodados pelo barulho causado por veículos com alteração no escapamento

Gil Carvalho
Motocicletas com escapamento alterado são fiscalizadas nas vias públicas de Imperatriz - Foto: Assessoria
 
Para coibir o uso irregular de motocicletas com escapamento alterado, agentes de trânsito intensificaram patrulhamento viário em vários pontos estratégicos dos bairros de Imperatriz. Medida atende solicitação da comunidade, que reclama sobre o incômodo causado por esses veículos.

Vale ressaltar que as modificações realizadas nas características originais da motocicleta, além de deixarem o veículo em desacordo com o previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), prejudicam a saúde e o meio ambiente. Observa-se que o silenciador do escapamento consiste em um item projetado para diminuir os ruídos do motor, sendo que, uma vez alterado, pode trazer consequências prejudiciais, como o aumento significativo do ronco do motor e da quantidade de fumaça liberada.

O supervisor de Trânsito Raimundo Santos, o R. Santos, ressalta que após várias reclamações feitas por moradores do Jardim América, bairro situado à margem da Avenida Pedro Neiva Santana, a equipe de patrulhamento viário flagrou nessa quarta-feira (19) motocicleta com descarga livre.

“O pessoal do residencial reclamava dessa situação causada por motocicletas com escapamento alterado, causando um grande incômodo a idosos, crianças e animais que se assustavam com o ronco muito alto do motor”, justifica ele, que garante o empenho das equipes de serviços para coibir esse tipo de irregularidade no trânsito de Imperatriz.

Para ele, “é inadmissível que o cidadão, querendo descansar, seja ‘refém’ dessa situação provocada por descarga livre em via pública urbana”. “Conduzir o veículo com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante, é uma infração de trânsito grave, gerando ao condutor uma multa no valor de R$ 195,23 e medida administrativa, podendo o veículo ficar retido para regularização”, diz o CTB.

R. Santos destacou que a ação de patrulhamento viário para coibir o uso de descarga livre contou com apoio da equipe do patrulhamento em motocicletas da Setran, as Mikes, formada pelos agentes Gomes Pereira; Danniel Mello; Alencar Sousa, Marcos Antônio Araújo e Marcos.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »