MENU

25/10/2022 às 20h31min - Atualizada em 25/10/2022 às 20h31min

UEMASUL é premiada na 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Maranhão

Os trabalhos apresentados ganharam os primeiros lugares nas áreas de Engenharia, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Agrárias

Giuliana Piancó
Ascom/UEMASUL
Foto: Ascom/UEMASUL
 
A 19ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), aconteceu entre os dias 18 e 21 de outubro em São Luís, Maranhão. A praça das Mercês foi palco de grandes exposições, apresentação de trabalhos, palestras, talks e oficinas que formaram a “Cidade da Ciência”. A Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), esteve presente com mais de 20 alunos e 11 trabalhos apresentados. Destes, oito receberam premiações de primeiro, segundo e terceiro lugares nas áreas de Engenharia, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Agrárias.

O evento anual que acontece, simultaneamente, em todo o país, ocorreu de forma presencial após o período de restrições da pandemia da Covid-19. No Maranhão, a SNCT é organizada pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), e este ano trouxe o tema “Bicentenário da Independência – 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”.

A solenidade de abertura aconteceu na noite da última terça-feira (18). Na ocasião, a reitora da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL, professora Luciléa Ferreira, esteve ao lado do governador do estado Carlos Brandão, do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Davi Telles e demais representantes das instituições de ensino do estado. A reitora expressou a importância da participação da instituição no evento: “A UEMASUL é uma universidade comprometida com o desenvolvimento científico, tecnológico e com a inovação, por ver a importância de proporcionar aos estudantes essa vivência. Fizemos questão de participar da SNCT 2022 e contribuir com o crescimento da ciência no estado”.

O professor Luciano Santos da Fonseca, coordenador de pós-graduação da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação da UEMASUL (PROPGI), acompanhou os estudantes durante a semana de ciência e tecnologia. “Estamos na SNCT mostrando que a nossa universidade produz conhecimento com seus projetos de iniciação científica e extensão e afirmando o compromisso da instituição na produção desses conhecimentos e na publicação de grandes trabalhos”, afirmou o professor.

A prática da pesquisa nas universidades, além de produzir conhecimento, também é uma ferramenta importantíssima para que estudantes desenvolvam um pensamento científico e um raciocínio mais crítico. O acadêmico do 8º período de Engenharia Agronômica da UEMASUL, Acássio Luis, recebeu a primeira colocação na área de Ciências Agrárias e falou sobre o sentimento de participar do evento: “Essa foi a primeira vez que participei de um evento científico fora da minha cidade e não tinha como não ficar nervoso! Ganhar uma premiação na 19° SNCT superou todas minhas expectativas, então estou mais do que satisfeito em ver todo o esforço gerando resultados positivos.”

Acássio agradeceu ainda sua equipe e professores: “Gostaria de agradecer ao meu orientador, o professor doutor Wilson, e a professora Cristiane por todo suporte e acompanhamento esse ano. Também agradeço a meus companheiros de equipe do Laboratório de Irrigação, Hidráulica e Hidrologia – CCA/UEMASUL, que me ajudaram em todas as etapas do projeto,” finalizou.
O acadêmico do 5º período de Engenharia Florestal da UEMASUL e vencedor do segundo lugar na área de Ciências Agrárias, Wesley Moura, falou sobre a importância de compartilhar conhecimentos adquiridos na universidade: “estamos aqui para demonstrar o que estamos desenvolvendo dentro da instituição, dos nossos laboratórios com os nossos professores e mostrando como a ciência é ativa na nossa formação.”

Professores e orientadores também estiveram presentes no evento. Na solenidade de encerramento, a vice-reitora da UEMASUL, professora Lílian Castelo Branco, recebeu as premiações da universidade. O diretor do Centro de Ciências Humanas, Sociais, Tecnológicas e Letras (CCHSTL) em Açailândia, professor Bruno Meneses falou da experiência na SNCT 2022: “Oportunizar a participação desses discentes da UEMASUL em eventos de renome nacional é extremamente gratificante e mais gratificante ainda, é receber a premiação de trabalhos que vem sendo desenvolvidos com a nossa orientação.”

Confira os trabalhos premiados
Engenharia
Primeiro lugar

Título do trabalho: Tijolo ecológico de escória de aciaria e cinzas do caroço de açaí.
Autores: Pedro Henrique Cutrin Serejo; Bruno Lucio Meneses Nascimento.

Segundo lugar
Título do trabalho: Concreto reforçado com resíduos de peças pré-moldadas.
Autores: Ludimilla da Silveira Ferreira (FAVALE)/Franklin Mota dos Santos (FAVALE)/Lucas Pablo Silva Penteado (FAVALE)/Lucas Manoel da Silva (UEMASUL).

Terceiro lugar
Título do trabalho: Análise das condições de tráfego da avenida Santa Luzia na cidade de Açailândia – MA com o uso de um equipamento Merlin modificado.
Autores: Lucas Carvalho Silva / Lucas Manoel da Silva/Átila Marconcine de Souza/João Victor da Silva Soares.

Ciências Sociais Aplicadas
Primeiro Lugar

Título do trabalho: Proposta de intervenção em educação financeira para alunos de bacharelado em Administração.
Autores: Gustavo Moreira Borges/João Eduardo Vale Soares/Bruno Lucio Meneses Nascimento/Andrey Brito Nascimento.

Segundo Lugar
Título do trabalho: A excelência do atendimento no setor público: uma proposta de intervenção nas filas de espera da policlínica de Açailândia – MA.
Autores: Keilyane Oliveira dos Anjos/Jessilania Alves de Sousa/Andressa Sthefani de Sousa da Silva/Bruno Lucio Meneses Nascimento/Andrey Brito Nascimento.

Ciências Agrárias
Primeiro Lugar

Título do trabalho: Perdas de água e solo por chuva simulada em diferentes padrões de cobertura.
Autores: Acássio Luis Sousa Soares/Lucas Gomes Monteiro/Cristiane Matos da Silva /Wilson Araujo da Silva.

Segundo lugar
Título do trabalho: Melhorias do carneiro hidráulico alternativo: construção de uma válvula de pé caseira.
Autores: Wesley Moura Lima/Wilson Araújo da Silva/Cristiane Matos da Silva.

Terceiro lugar
Título do trabalho: Tecnologia de baixo custo aplicada no bombeamento de água no meio rural.
Autores: Luziane Vieira Silva/Wilson Araújo da Silva/Cristiane Matos da Silva.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »