MENU

25/10/2022 às 20h27min - Atualizada em 25/10/2022 às 20h27min

SESI-MA promoveu capacitação em robótica para estudantes e técnicos em São Luís

Além de participarem de treinamento para o Torneio Super Powered, alunos do SESI São Luís tiveram nota máxima em projetos apresentados esta semana no MaraMaker

Coordenadoria de Comunicação e Eventos//FIEMA
Foto: Divulgação
 
SÃO LUÍS – O SESI reuniu alunos das 18 equipes de FLL das Escola SESI de Imperatriz, Bacabal e São Luís para capacitação em robótica. O treinamento - que incluiu assuntos como programação, design, projeto de inovação e rounds de competição na mesa - é uma preparação para o Torneio Super Powered, que acontecerá na capital maranhense em fevereiro de 2023. A expectativa é que a delegação do SESI Maranhão conquiste vagas para as etapas nacional e para os opens e etapas internacionais da competição.   

O superintendente do SESI-MA, Diogo Lima, disse que a capacitação foi mais uma oportunidade para que os técnicos e competidores possam se aprimorar cada vez mais em seu processo de aprendizado e desenvolvimento em robótica. “Ao longo do ano, os estudantes de toda a rede de ensino do SESI no Maranhão terão outras capacitações em robótica na própria escola com profissionais que estão no mais alto nível de avaliação’, antecipou.  

O Torneio de Robótica FIRST LEGO League Challenge (FLL), temporada Super Powered, é um programa internacional de exploração científica, projetado para fazer com que crianças e jovens se entusiasmem com ciência e tecnologia e adquiram habilidades valiosas de trabalho e de vida. Propõe que estudantes criem robôs feitos com peças de Lego.     

MaraMaker – Ainda na semana passada, a escola SESI São Luís foi destaque no MaraMaker, evento no qual obteve o 1º lugar em projeto de robótica. As Escuderias Spartacus, Ragnar e a equipe de Robótica Gipsy do SESI São Luís competiram no MaraMaker Steam TechCamp, promovido pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA). O programa Steam TechCamp é aplicado pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico do IFMA Monte Castelo. O objetivo é ampliar e desenvolver os estudos Maker nas escolas do Maranhão. O SESI levou para a competição Maker os trabalhos desenvolvidos no Espaço Maker pelo Programa F1 In Schools e Robótica.  

Várias escolas de São Luís – municipais, estaduais e privadas – participaram do MaraMaker. As Escuderias que representaram a Escola SESI São Luís tiveram notas máximas em suas apresentações e trabalhos aplicados na disputa Steam, alçando o 1° Lugar no MaraMaker, que contou com a participação de mais de 40 escolas do Maranhão.  

Almir Neto, coordenado do MaraMaker Steam TechCamp, explicou que nesta primeira edição do evento no campus Monte Castelo os alunos foram convidados a apresentar seus trabalhos em robótica, além de participar de cursos de impressão 3D e de robótica.  

Giovana Galiardo, ex-competidora de robótica, disse enxergar muitas vantagens em ter participado de cursos na área. “Nós aprendemos a desenvolver projetos científicos, a nos comunicar em público e ajudar a comunidade’, destacou. Lara Rafaela, também ex-competidora, falou que a robótica mudou a vida dela. “A robótica abriu portas que eu jamais imaginei que pudessem ser abertas. Para mim a robótica é algo totalmente revolucionário que mudou a minha vida”, frisou a aluna do SESI MA.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »