MENU

24/10/2022 às 20h26min - Atualizada em 24/10/2022 às 20h26min

Palestra sobre educação no trânsito conscientiza alunos da Escola Marcílio Dias na Vilinha

‘Lição de Cidadania’ educa os futuros condutores para mais segurança nas ruas

Gil Carvalho
Secretaria de Trânsito e Transportes
Evento abordou boas práticas, respeito e responsabilidade no trânsito (Foto: Gil Carvalho)

  
Os alunos da Escola Marcílio Dias, na Vilinha, participaram nessa segunda-feira (24) de palestra educativa sobre boas práticas no trânsito, respeito e responsabilidade. A ação foi ministrada por agentes que compõem o Departamento de Educação para o Trânsito, da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran), órgão da Prefeitura de Imperatriz.

De forma recreativa, as crianças conheceram as principais regras sobre sinalização viária, dispositivos de segurança, respeito e responsabilidade no trânsito em Imperatriz, cidade que possui a segunda maior frota de veículos do Maranhão. Além disso, os instrutores falaram das consequências do desrespeito e descuidos por parte de pedestres e de motoristas, como também sobre a importância de se obedecer às leis de trânsito.

O instrutor Marcos Vinicius diz que a iniciativa procura orientar e, especialmente, conscientizar os estudantes para as boas práticas no trânsito, evitando futuras ocorrências de sinistros e contribuindo para uma melhor educação na segurança viária nas ruas de Imperatriz. Ele observa ainda que o artigo 74, do CTB, disciplina que a educação para o trânsito é direito de todos e constitui dever prioritário para os componentes do Sistema Nacional de Trânsito (SNT).

Teresinha Miranda, coordenadora de Educação Para o Trânsito, assinala que “o projeto educa os futuros condutores para um trânsito mais seguro, democrático e com menos acidentes nas vias públicas”. “Difundimos que a partir da conscientização de que as vias são formadas por pessoas, que o respeito às leis é fundamental, podemos salvar milhares de vidas”, assinala.

Ela ressalta ainda que o tema “Cidadania e Trânsito” tem sido amplamente divulgado nas escolas públicas, privadas, empresas e instituições que buscam interagir durante a realização das palestras que esclarecem a comunidade em geral sobre um trânsito mais seguro para todos os imperatrizenses. “Nosso foco é salvar vidas através dessas palestras que orientam e conscientizam motoristas e pedestres”, finalizou.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »