MENU

20/10/2022 às 19h41min - Atualizada em 20/10/2022 às 19h41min

Torneio Regional de Robótica: a energia renovável é o futuro

Alunos da Escola SESI São Luís assistiram a palestra sobre energia solar, temática relacionada ao desafio do Torneio Regional de Robótica 2022/2023

Coordenadoria de Comunicação e Eventos
Palestrante, técnico em eletrotécnica cda Prisma Solar, Hugo Alves fala para os alunos da Escola SESI-São Luís - Foto: Divulgação
 
SÃO LUÍS – Os alunos da Escola SESI São Luís assistiram a uma palestra sobre energia, realizada pela empresa Prisma Solar, no auditório da escola. O assunto se relaciona com a temática da temporada 2022/2023 do Torneio de Robótica FIRST LEGO League Challenge (FLL), chamada de Super Powered, “Como será o futuro da energia?”. A competição vai desafiar os jovens a explorar de onde vem a energia, como ela é distribuída, armazenada e usada, e a construírem um novo caminho para o futuro da energia.  

O palestrante, técnico em eletrotécnica com formações na área de mecatrônica e eletromecânica da Prisma Solar, Hugo Alves, trabalha há mais de 16 anos no ramo e afirma que apesar da energia solar ser uma fonte renovável, torna-se fundamental engajar a utilização de energia solar e a sustentabilidade para a prevenção de danos à natureza. “A energia solar é sustentável porque sua matéria-prima é captada pela luz do sol. Desta forma, os recursos naturais podem ser usados de forma abundante e renovável, não afetando o meio ambiente, principalmente aqui no Nordeste, onde a incidência solar é maior e é uma opção mais barata”, disse Hugo. 
 
O professor, técnico de robótica do SESI São Luís, João Mateus Lima de Araújo, diz que o futuro pede fontes renováveis de energia e essa foi uma oportunidade para os alunos conhecerem mais sobre o assunto. “Eles puderam entender a respeito da energia solar fotovoltaica que é uma energia limpa. Acredito que vai provocar ainda mais a criatividade dos nossos competidores nessa temporada da FLL, e eles vão refletir sobre soluções inovadoras para nossa energia no futuro”.  

A aluna Ana Júlia Aires, do 8º ano da Escola SESI São Luís, achou a palestra bastante informativa. “É muito importante a gente ter esse conhecimento sobre a área, não apenas da solar, mas de todas as energias. Porque é uma coisa que a gente vai levar para nossa vida”.  

“Uma coisa que eu acho muito importante sobre esse momento é o tema dessa palestra, porque a energia foi o que capacitou a sociedade a evoluir bastante até chegar aos dias de hoje. As energias renováveis podem diminuir os custos, já que os combustíveis fósseis gastam muito rápido e não são tão eficientes quanto”, explicou Alexandre Santos, estudante do 7º ano do SESI São Luís. 

O TORNEIO - O Torneio de FIRST LEGO League Challenge é um programa internacional de exploração científica, projetado para fazer com que crianças e jovens se entusiasmem com ciência e tecnologia e adquiram habilidades valiosas de trabalho e de vida. Propõe que estudantes criem robôs feitos com peças de Lego.   

Reunidos em times de quatro a dez integrantes e liderados por dois técnicos adultos, os jovens têm como objetivo usar a imaginação e a criatividade para investigar problemas do dia a dia da sociedade moderna e buscar soluções inovadoras que contribuam para um mundo melhor.  

As escolas do SESI Maranhão também competem na F1 in Schools, cujas inscrições abrem em outubro. Já a etapa nacional será em março de 2023. Este é um projeto da própria Fórmula 1, operado no Brasil pela Associação Projetando o Futuro com o SESI, onde as equipes modelam, projetam e testam protótipo de carro de Fórmula 1 para competir em pistas em miniatura.   

O SESI-MA tem se destacado na Robótica nos últimos anos. Este ano, em especial, pela primeira vez, os estudantes da escola SESI do Maranhão participaram de uma competição internacional de Robótica, o FIRST® LEGO® League International Open Brazil, powered by SESI.   

As inscrições para o torneio regional, que será em fevereiro de 2023, já estão abertas e podem ser feitas pelo site  https://torneio.herokuapp.com/signup/fll-brasil até o final de novembro. Documentos necessários: RG e CPF dos técnicos e alunos, Termo de Autorização de Participação e Uso de Imagem dos alunos, Termo de Autorização de Uso de Imagem do técnico.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »