MENU

07/11/2020 às 00h00min - Atualizada em 07/11/2020 às 00h00min

Obras de drenagem reduzem impacto das chuvas nos bairros de Imperatriz

Pontes de concreto, redes de drenagens e pavimentações acabaram com pontos isolados de alagamento na cidade

Gil Carvalho
Ascom/PMI
Construção de pontes de concreto, em substituição a antigas manilhas, aumentou a vazão d’água na Rua 5 e Avenida Liberdade, na Vila Ipiranga - Foto: Gil Carvalho
    A construção de mais de 14 pontes de concreto; 13 km de redes de drenagem profunda, pavimentações (asfalto e bloquetes), meios-fios e sarjetas deram resultado acabando com pontos isolados de alagamentos nos bairros de Imperatriz. Obras foram realizadas com recursos do Tesouro Municipal.

Para se ter uma ideia, com objetivo de aumentar a vazão d’água no riacho Capivara, foram substituídas antigas manilhas por duas pontes de concreto e ação na Rua 5 e Avenida Liberdade, na Vila Ipiranga.

A Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil registrou 44 milímetros de precipitação pluviométrica nestas 24 horas, sem registro de alagamentos nestes locais depois que a Prefeitura de Imperatriz executou conjunto de obras de drenagens, pavimentação asfáltica e pontes de concreto.

“Antes com apenas 40 milímetros já causava alagamentos nestes locais, porém com as obras de drenagens o fluxo d’água seguiu normalmente, sem interrupção”, explicou o coordenador da Defesa Civil, Josiano Galvão, que na manha desta sexta-feira, 06, realizou monitoramento das áreas que ficam próximas a córregos e riachos em Imperatriz.

O aposentado Geraldo Vieira, que reside há 30 anos na Vila Ipiranga, comemorou os primeiros resultados positivos das obras de prevenção a alagamentos realizadas pelo município na Rua 5, na Vila Ipiranga. “Com a chuva dessa noite não tivemos alagamentos, mas antigamente quando dava qualquer chuva já começava o transbordamento do riacho sobre a via”, lembra.

A comerciante Hilda de Jesus, que há 20 anos mora no bairro, ressalta que “bastava chover que em pouco tempo o riacho capivara transbordava na Avenida Liberdade causando transtornos aos moradores e a circulação de veículos”. “Esse trabalho feito pela Prefeitura melhorou bastante nossa situação, pois não teve registro de alagamento”, conta.

O secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Zigomar Filho, pontua que ações de drenagens profundas, pavimentações, limpeza, recolhimento de entulhos e aprofundamento de calha dos córregos e riachos estão sendo realizados para reduzir os impactos causados pelas chuvas neste início de período invernoso em Imperatriz.

“Temos designado nossas equipes para execução de trabalhos preventivos de desobstrução, limpeza e melhoria de calha de riachos em todos os bairros que atravessam a cidade para evitar alagamentos”, disse ele.

Zigomar Filho observa que “a Prefeitura trabalha com equipes de limpeza em toda extensão do riacho Capivara, passando pelos bairros Vila João Castelo, Cafeteira, Parque Amazonas e grande Santa Rita”. “Temos acabado com pontos isolados de alagamentos de vias, resultado dos investimentos em construção de redes de drenagens profunda nos bairros”, concluiu.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »