MENU

19/10/2022 às 23h17min - Atualizada em 19/10/2022 às 23h17min

UFT, IFTO, Unitins e UFNT não aderem ao Sisu 2023/1 e farão os próprios vestibulares

Instituições precisarão realizar vestibulares próprios para seleção dos estudantes

Assessoria
O Sisu é um programa federal - Foto: Agência Brasil / Marcello Casal Jr.
 
Três instituições federais e uma estadual de ensino não vão ofertar vagas para cursos de graduação por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Governo Federal, no primeiro semestre de 2023.

As instituições são a Universidade Federal do Tocantins (UFT), Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).

Com a não adesão ao Sisu, as instituições precisarão realizar vestibulares próprios para seleção dos estudantes.

Em todo o Brasil, já está confirmada a oferta de 10.033 vagas no próximo ano. Em 2022, o Ministério da Educação ofereceu 65.932 vagas através do Sisu em instituições públicas de todo o país. A UFT disponibilizou 927 oportunidades em 49 cursos diferentes.

O Sisu é um programa do Governo Federal criado em 2010 que seleciona estudantes para instituições federais e estaduais de ensino superior. A seleção acontece duas vezes ao ano: no primeiro e no segundo semestre.

O requisito básico para se inscrever no Sisu é ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior e não ter zerado a redação.

 

IFTO

O Instituto Federal do Tocantins optou por não aderir ao Sistema porque o calendário do SISU é diferente do calendário letivo do IFTO.

“Para evitar que a pessoa ingresse em um curso já em andamento, o IFTO optou por oferecer todas as vagas no vestibular realizado pela instituição. Para atender também aos diferentes públicos, o IFTO reserva vagas para cotistas e ações afirmativas, como exemplo, estudantes provenientes de escola pública, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência, vulneráveis sociais, entre outros grupos”, informou o instituto.

 

UFT e UFNT

A Universidade Federal do Tocantins e Universidade Federal do Norte do Tocantins suspenderam a adesão ao SISU por três semestres a partir de 2022/2. A decisão foi tomada após uma reunião do Conselho Superior - Consuni.

Neste período as vagas estão sendo ofertadas por meio do vestibular e PSC (nota do Enem), sendo metade das vagas de cada curso em cada um dos processos seletivos”, informou.

 

Unitins

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) também segue o calendário acadêmico próprio, aprovado pelos Conselhos Superiores da Universidade (Consepe e Consuni), no qual já estava prevista a realização de vestibular, antes da divulgação do calendário de adesão do SISU.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »