MENU

19/10/2022 às 18h50min - Atualizada em 19/10/2022 às 18h50min

Agemsul estimula economia e lazer com obras na Região Tocantina

Livia Nicolly
Secap
Parque Salvio Dino estimula o lazer, a economia e os empregos em João Lisboa - Fotos: Mozart Magalhães (drone) / Felipe Pereira
 
Morar pertinho de um parque arborizado, com espaço para recreação infantil, pista de caminhada e estrutura adequada para a prática de esportes é sinônimo de qualidade de vida para quem reside em áreas urbanas. 

O impacto de um parque em um município vai além da função ecológica e estética. As áreas de lazer fazem a diferença na vida de uma comunidade, funcionam como uma válvula de escape, pois ajudam a aliviar o estresse da rotina moderna e contribuem para o bem-estar. 

Em março deste ano, os moradores de João Lisboa foram contemplados com um importante espaço de socialização e de incentivo às atividades físicas. O Parque Sálvio Dino, revitalizado pelo Governo do Estado em parceria com a Agemsul e a Prefeitura de João Lisboa, é o novo cartão postal da cidade. 

“Aqui é bom demais; para mim foi ótimo. Moro lá na Avenida, mas venho para cá. Todo dia estou aqui fazendo caminhada. Toda vida teve esse campo também para os meninos, mas antes só tinha mato”, afirma a aposentada Maria do Socorro Duarte, 68 anos, sobre o Parque Sálvio Dino. 

A qualificação do parque também beneficiou a economia local. Segundo o pastor Eloide dos Anjos, morador de João Lisboa, com a inauguração de um espaço público, as pessoas passaram a abrir o seu próprio negócio no entorno do local. 

“A praça trouxe esse investimento, trouxe as pizzarias aqui ao lado, as padarias. Aqui era um terreno baldio, não tinha nada, hoje é o ‘point’ da cidade, não tem outro lugar para ir a não ser a praça. Foi uma obra do governo excelente. Só tenho a agradecer”, acrescenta o pastor. 

Essa área urbana, que anteriormente estava em desuso, foi transformada em espaço de convivência, de incentivo às práticas esportivas e de contato com a natureza. Para a autônoma Patrícia Rocha Nunes (20), a reforma desse espaço foi bem feita e tem contribuído bastante para o seu bem-estar e para o lazer do seu filho. 

“Eu venho aqui todos os dias, pois é um espaço de distração para o meu filho. Como ele é pequeno, ele quer brincar no parque, que é um lugar de diversão para as crianças e para ele acaba sendo um lazer muito grande. O espaço ficou bem bacana”, elogia Patrícia.  Assim como Patrícia, pessoas de todo Maranhão estão tendo acesso a lugares que promovem lazer e oferecem estrutura para o divertimento das crianças. Em Imperatriz, foi inaugurada neste mês a praça do 3º Batalhão da Polícia Militar. Uma área verde foi utilizada para a implementação de uma pracinha com playground, iluminação, bancos e paisagismo. 

O presidente da Agemsul, Jonas Alves, destacou a importância da revitalização desse espaço para obtenção de uma qualidade de vida maior para os militares, seus familiares e para a comunidade no geral. 

“O quartel abrirá esse espaço para que as famílias também frequentem, usem como pista de caminhada e assim faça essa interação dos servidores públicos, das políticas públicas, sobretudo que haja segurança com as famílias dessa região”, ressalta Jonas. 

Além disso, neste ano, a cidade de Imperatriz também foi contemplada com uma praça na Vila Cafeteira, com o intuito de proporcionar lazer e uma maior qualidade de vida para os moradores do bairro. A praça possui quadra poliesportiva, área de convivência, academia ao ar livre contendo cinco aparelhos e uma ampla área de vegetação proporcionando uma ótima área verde para o conforto de seus usuários.

Em Porto Franco, foi feita a requalificação da Praça Esportiva, com espaços de vivência, bancos, academia e brinquedos infantis para as crianças, percolados e toda a parte de urbanização, jardinagem e paisagismo. A Praça também foi dotada de três quiosques que comercializarão alimentos e um deles foi doado para a população.

Com o objetivo de oferecer mais comodidade ao público durante as práticas e eventos esportivos,  foi realizada a urbanização, pintura e cobertura da arquibancada do Estádio Municipal Reinaldão, em Senador La Rocque. Além disso, foi revitalizada a Praça da Caema, que não passava por uma reforma desde a sua fundação. Foram trocados o piso, instalados percolados, bancos, iluminação em led e construída uma quadra de areia para a prática do voleibol. Toda a parte de paisagismo e urbanização foi revitalizada e também foram instalados brinquedos infantis. 

Outras dezenas de obras beneficiaram a população maranhense em vários municípios, a exemplo das revitalizações da Lagoa dos Martírios, em Vila Nova dos Martírios, e da Feira do Agricultor, em Amarante do Maranhão. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »