MENU

19/10/2022 às 18h46min - Atualizada em 19/10/2022 às 18h46min

UEMASUL promove a V Semana de Estudos Florestais

O evento conta com palestras e minicursos voltados para o tema de Florestas Plantadas, além da V Mostra de Benefícios da Floresta

Ascom - UEMASUL
O evento contará com 10 palestras e 6 minicursos nos dias 18, 19 e 20 de outubro. - Fotos: Divulgação
 
Começou na terça-feira (18), a V Semana de Estudos Florestais (SEF) no Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Estadual da Região Tocantina no Maranhão (UEMASUL). O evento ocorrerá até hoje, 20 de outubro, e conta com palestras na parte da manhã e minicursos no período da tarde, para os acadêmicos inscritos.  O principal objetivo do evento é compartilhar informações complementares à formação dos estudantes sobre a Engenharia Florestal, a níveis regional e nacional, com foco principal na discussão do tema “Florestas plantadas”. As palestras estão sendo ministradas por personalidades de renome que atuam no mercado de trabalho da região, além de professores da área.

O evento foi iniciado com a palestra ministrada pelo gerente de operações da empresa Suzano Papel e Celulose, Luiz Antônio Rocha Jr, com o tema “Viveiro e produção de mudas”. O gerente de operações pontuou a importância dessa iniciativa. “Neste momento os estudantes têm a oportunidade de aprenderem em palestras e apresentações realizadas por empresas da região e isso tende a aproximar mais os estudantes e ampliar a visão deles no ponto de vista profissional”.

Florestas plantadas se trata de plantios feitos com a intenção da recuperação ecológica de uma área degradada, onde já existiu uma floresta natural. O termo também faz referência a um território para cultivar espécies de árvores com fins comerciais, sem necessariamente ser uma área em que já existiu uma floresta natural. O professor do curso de Engenharia Florestal da UEMASUL, Joabel Raab, reitera a importância de debater o assunto. “A gente sabe que a nossa região tem um alto potencial e um preconceito em relação às florestas plantadas, então o objetivo é mostrar tanto para os alunos quanto para a sociedade em geral, que as florestas plantadas trazem benefícios.”

Além das palestras e minicursos, também será realizada a V Mostra de Benefícios da Floresta (MBF), que é a segunda etapa do evento e acontecerá nos dias 21 e 22 de outubro, das 10h às 22h, no saguão principal do Imperial Shopping Center. O propósito da MBF é mostrar para a sociedade os benefícios que a floresta traz, principalmente nos três pilares da sustentabilidade, sendo eles o econômico, social e ambiental, tanto das florestas plantadas quanto das florestas nativas.

Para a estudante de Engenharia Florestal, Jayne Antunes, além da sociedade entender mais sobre a área florestal, a mostra motiva a formação de novos estudantes. “Queremos difundir o curso de Engenharia Florestal, falando sobre a importância do dessa graduação e desse conhecimento para as pessoas e onde elas podem buscar a formação, sendo que no Maranhão o curso existe somente na UEMASUL.”

O evento está sendo realizado pela UEMASUL e organizado por estudantes do Centro Acadêmico e da Atlética de Engenharia Florestal. Além disso, conta com o apoio de empresas do ramo florestal de Imperatriz e região. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »