MENU

OPROGRESSONET Publicidade 1200x90
OPROGRESSONET Publicidade 728x90
18/10/2022 às 10h11min - Atualizada em 19/10/2022 às 00h00min

Mais de 1.300 animais terminados em confinamento foram avaliados na 7ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade, em Ituiutaba (MG)

Mais de 1.300 animais terminados em confinamento foram avaliados na 7ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade, em Ituiutaba (MG)

SALA DA NOTÍCIA Irvin Dias Costa de Souza Garcia
A sétima etapa do Circuito Nelore de Qualidade - realizada no dia 27 de setembro, no frigorífico Friboi de Ituiutaba (MG) - teve a avaliação de 1.356 animais, todos terminados em confinamento. Os 1.327 machos não castrados e as 29 fêmeas foram inscritos por dez pecuaristas participantes. A etapa foi promovida pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) com a Associação Mineira dos Criadores de Nelore (AMCN). O Circuito Nelore de Qualidade 2022 tem o apoio de Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal.
“Ficamos extremamente satisfeitos com a 7ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade, recebemos um grande número pecuaristas inscritos, totalizando 1.356 animais de ótima qualidade. Esse rebanho representa o que de melhor há em Minas Gerais, estado que possui mais de 20 milhões de cabeças e ocupa uma posição muito importante na produção pecuária em nosso país”, destaca Gustavo Callejon, assessor técnico da ACNB.
O destaque entre os machos foi o peso, já que 95% deles pesaram mais de 18 arrobas, com média de 22,9 arrobas. Além disso, 60% dos animais possuíam até dois dentes incisivos permanentes.
As fêmeas possuíam dois dentes em 83% dos casos. Pesaram mais de 18 arrobas 70% dos animais, com média 18,8 arrobas por fêmea. Elas também apresentaram ótima cobertura de gordura mediana ou uniforme, observado em 93% dos casos.
Melhor Lote de Carcaças de Machos
Paulo Roberto do Nascimento, da Fazenda Ponderosa, localizada em Nova Capinópolis (MG), venceu o campeonato de machos nesta etapa. A Medalha de Prata foi entregue à Agroporto Agricultura e Pecuária, que mantém a Fazenda São José do Paranaíba, de Tupaciguara (MG). Já a Medalha de Bronze foi entregue a Ademir Ferreira de Mello, da Fazenda Planalto, de Conceição das Alagoas (MG).
Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas
A criadora Liliane Caramori Bianco Queiroz, da Fazenda São José II, de Unaí (MG), foi reconhecida pelo Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas e também premiada com a Medalha Ouro Branco. Conhecida como a “Dama do Agro”, ela já venceu a etapa de Ituiutaba (MG) três vezes.
Calendário nacional
As próximas etapas nacionais do Circuito Nelore de Qualidade acontecem nas seguintes datas:
  • 18 de outubro – Friboi – Nova Andradina (MS)
  • 20 de outubro – Friboi - Redenção (PA)
  • 25 de outubro – Friboi - Lins (SP)
  • 27 de outubro – Frisa - Nanuque (MG)
  • 03 de novembro – Fribal – Imperatriz (MA)
  • 08 de novembro – Friboi - Anastácio (MS)
  • 10 de novembro – Friboi – Unid. I – Campo Grande (MS)
  • 17 de novembro – Friboi - Itapetinga (BA)
  • 18 de novembro – Friboi - Tucumã (PA)
  • 18 de novembro – Frisa - Teixeira de Freitas (BA)
  • 22 de novembro – Friboi - Andradina (SP)
  • 24 de novembro – Friboi – Unid. II - Campo Grande (MS)
Circuito Nelore de Qualidade
Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.
Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Fribal e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore (APCN) com apoio do Minerva Foods. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.
 
Notícias Relacionadas »
Comentários »
OPROGRESSONET Publicidade 1200x90