MENU

18/10/2022 às 22h13min - Atualizada em 18/10/2022 às 22h13min

Araguaína terá audiência pública sobre Calçadão Shopping no centro e estacionamento rotativo

Serão apresentadas à comunidade as propostas do Município que têm objetivo de revitalizar o Centro da cidade para manter a força econômica da região

Marcelo Martin
Ascom/PMA
Foto: Marcos Sandes/Ascom
 
A Prefeitura de Araguaína realizará uma audiência pública para ouvir os moradores sobre a implantação do Calçadão Shopping na Avenida Cônego João Lima e o sistema de estacionamento rotativo.

As duas propostas do município têm objetivo de revitalizar o centro da cidade para manter a força econômica da região. O evento será no próximo dia 24 de outubro, às 19 horas, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto).

De acordo com o secretário executivo do Desenvolvimento Econômico, Helter Dantas, as áreas centrais das maiores cidades do Brasil estão sofrendo os impactos do crescimento urbano e perdendo espaço para centros alternativos, que passam a disputar atenção e investimentos. “Araguaína cresceu muito e essas soluções são comuns em cidades do mesmo porte para melhorar o acesso dos consumidores e tornar o ambiente mais atrativo”, disse.

 

Espaço amplo

A obra do Calçadão Shopping da Avenida Cônego João Lima visa revitalizar o centro, mantendo suas características originais, começando no cruzamento com a Rua Dezenove de Novembro, onde fica a Câmara Municipal, e continuará por três quarteirões, sendo cruzado pelas ruas Sadoc Corrêa e Quinze de Novembro, com término no Shopping Popular, localizado no cruzamento com a Rua Santa Cruz.

A nova estrutura pretende melhorar o fluxo de pedestres em horário comercial, oferecer mais conforto com cobertura em pergolado de seis metros de altura, que protege do sol, da chuva e facilita a circulação de ar. A segurança resultante da proibição do trânsito de veículos no trecho será um incentivo para atividade noturna e durante os finais de semana.

O recurso de R$ 4,8 milhões foi captado de emendas parlamentares destinadas pelo senador Eduardo Gomes e pelo deputado federal Tiago Dimas.

 

Democratização do estacionamento

O crescimento de moradores em Araguaína e o desenvolvimento econômico da última década proporcionaram um aumento significativo no número de veículos registrados no município.

Essa variação é avaliada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), onde é informado que o Produto Interno Bruto (PIB) teve um salto de 137% de 2010 até 2019, e o número de veículos quase dobrou de 2010 até 2021, passando de 67.087 para 130.985. Já sobre o aumento da população, o órgão estima que houve crescimento de 23% em relação a 2010.

De acordo com o presidente da Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT), Diogo Esteves, esse aumento na densidade urbana está motivando um tempo cada vez maior na procura de vagas na região central da cidade.

“O tempo de procura por um local para estacionar faz com que o motorista fique rodando no centro, congestionando o trânsito. Ainda assim, raramente ele consegue parar próximo ao local que precisa”, afirmou.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »