MENU

18/10/2022 às 18h54min - Atualizada em 18/10/2022 às 18h54min

Estudantes de Imperatriz participam da Mostratec, a maior feira de ciência e tecnologia da América Latina

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
 
Dez trabalhos do Maranhão vão ser apresentados na 37ª Mostratec – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia e 12ª Mostratec Júnior. Alunos de Imperatriz do Ensino Médio e do Ensino Fundamental vão representar o seu estado na feira que acontece em Novo Hamburgo-RS, no Centro de Eventos da FENAC, de 25 a 27 de outubro de 2022, das 13h30 às 21h, com entrada franca. O evento é considerado o maior do gênero na América Latina e sua organização é feita pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha. A feira vai contar com representantes de oito países e de 21 Estados da federação, além do Distrito Federal. Os jovens pesquisadores analisam temas nas áreas da nutrição, agricultura e saúde.

Para se apresentarem na Mostratec que exibe trabalhos do Ensino Médio e Técnico, vem de Imperatriz, da Escola Santa Teresinha vêm os trabalhos:

 Aplicação dos Fungos Rhizopus stolonifer e Aspergillus flavus: Uma Alternativa Sustentável para a Recuperação de Áreas Contaminadaspor Agrotóxicos, pesquisado por Juliana Ferraz de Sousa.

A análise do extrato da semente do Bacuri (Platonia mart Insignis) na obtenção de bioativos com potenciais em atividades leishmanicidas, estudado por Gabriel Leite Duarte.

Mesocarpo do Babaçu: Fonte Alimentícia para Suprir a Insuficiência de Nutrientes Essenciais na Prevenção da Desnutrição Infantil, analisado por Letícia Andrade Fuchs.

 Extração e Análise dos Princípios Ativos do Óleo do Pequi (Caryocar Brasiliensis Camb.) no Tratamento e Prevenção de Doenças Cardiovasculares, redigido por João Victor Lopes.

 Potencial Larvicida, Pesticida e Repelente dos Principios Ativos do Tucum Mirim (Astroacaryum Acaule) no Controle de Artrópodes Transmissores de Arboviroses, elaborado por Gustavo Botega Serra.

 Análise do Extrato In Natura do Aveloz (Euphorbia Tirucalli) no Tratamento de Micoses de Pele, feito por João Leôncio de Almeida Segundo.

12ª Mostratec Júnior - Do Maranhão, para se apresentarem na Mostratec Júnior vêm os trabalhos:

Germinando Conhecimento, estudado por Luis Gustavo Neres Ferreira Soares, da Escola Adventista de Imperatriz.

Já da Escola Santa Teresinha vêm os temas:

Avaliação físico química e sensorial da fibra do pedúnculo do caju (ANARCADIUM OCCIDENTALE) na produção de hambúrguer,  analisado por Pedro Paulo Milhomem Braga e Julia Sayuri Barhum Egawa.

Da vassoura ao teto a Piaçava faz sucesso., examinado por Letícia Ágape Teixeira, Ananda Salete Barros Lima e Yasmin Barbosa Morais.

A seleção de microorganismos com potencial de biorremediação em processos de solos contaminados por herbicidas, realizado por Gustavo Mota Mendes,Lindeman Lima De Araújo Sobrinho e Diogo Lopes de Asevedo.
A Mostratec Júnior é uma mostra integrada à Mostratec com trabalhos do Ensino Fundamental. Destina-se a apresentação de projetos de pesquisa em diversas áreas realizadas por estudantes do Ensino Fundamental do Brasil e do exterior. A Mostratec Júnior tem duas categorias: Educação Infantil, com alunos de 3 a 6 anos e Ensino Fundamental, com estudantes de 7 a 15 anos.

No total da Mostra, serão 666 projetos, divididos entre 329 na Mostratec (Ensino Médio e Técnico) e 337 na Mostratec Júnior (Fundamental com 264 e Infantil com 73). Além dela, ocorrerá também o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet), os Jogos Mostratec, a Corrida Mostratec/Sesc e o Desafio de Robótica Mostratec Atto.
Até agora, faltando uma semana para a feira, além do Brasil, participam estudantes dos países: Argentina, Colômbia, México, Paraguai, Peru, Portugal e Taiwan. A estimativa é que o público visitante fique entre 30 e 40 mil pessoas.

Os Prêmios e Incentivos Educacionais estão sendo oferecidos por 39 organizações, estimados em mais de R$ 1 milhão. Entre as instituições que darão prêmios estão: Associação de Pais e Mestres/Liberato, Assembleia Legislativa/RS, Casio, Prefeitura NH, Câmara de Vereadores NH, Marinha do Brasil, Conselho Federal dos Técnicos Industriais, Conselho Regional dos Técnicos Industriais do RS, BA e SP, Feevale, Unisinos, Faccat, Uniftec, Ulbra, UniRitter, Universidade La Salle, QI, Killing, Vilage, IBTeC, Sicredi, Happy, entre outros.

A Mostratec conta com o patrocínio do Banrisul, Petrobras, CNPq e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. 

A Mostratec terá transmissão ao vivo pelo canal do YouTube: www.youtube.com/oficialmostratec 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »