MENU

OPROGRESSONET Publicidade 1200x90
OPROGRESSONET Publicidade 728x90
18/10/2022 às 18h22min - Atualizada em 18/10/2022 às 18h22min

Coma mais vezes ao dia para perder peso

Alimentação fracionada mantém o corpo em forma, melhora o metabolismo e torna o processo de envelhecimento mais lento

Da Redação
GB Edições
O excesso de gordura no corpo está diretamente ligado ao tipo de alimento que é ingerido. Lembrando também que o ganho ou a perda de peso estão ligados às questões individuais, por isso é importante consultar Nutricionista / GB Imagem
 
Comer menos, só que mais vezes. Esse é o segredo de algumas personalidades para manter a forma e, principalmente, a saúde. Aliado a exercícios físicos, o consumo dos alimentos em pequenas porções ao longo do dia - levando em conta, é claro, as calorias e a qualidade nutricional ideal para cada pessoa - é considerado uma das melhores formas de emagrecer com saúde.

Esse tipo de divisão ativa o metabolismo. O corpo terá de trabalhar muito mais, já que precisa processar um número maior de refeições e o fracionamento manterá o nível de energia disponível (glicose) constante, sem precisar guardá-las na forma de gordura. Ele recebe a mensagem de que não precisa depositar energia para uso futuro, já que está garantida a cada 3 ou 4 horas, afirmam os especialistas.

A ingestão dos alimentos em pequenas quantidades ao longo do dia deve incluir alimentos energéticos, construtores e reguladores, capazes de oferecer todos os nutrientes que o organismo necessita. O ideal é fazer entre cinco e seis refeições diárias em horários fixos e com moderação. O tempo entre uma refeição e outra não deve ser menor que duas horas nem maior que quatro horas. Alguns alimentos não podem faltar na dieta, como frutas, cereais, saladas, carnes grelhadas e queijos magros.

Uma das vantagens dessa forma de alimentação é o retardamento do processo de envelhecimento. Já está comprovado que uma dieta bem equilibrada, rica em vitaminas, minerais e outros nutrientes importantes ao bom funcionamento celular, reduz a velocidade do envelhecimento. Isso é justificado pela presença constante de substâncias com efeito antioxidante na dieta, afirmam os nutricionistas.

 
As verduras, legumes e frutas são uma poderosa combinação a favor da saúde e poderosa arma contra os radicais livres. E a mistura de cores também é importante. Na hora da refeição, prefira sempre os alimentos naturais. Os resultados serão visíveis na melhora da saúde, e consequentemente na aparência, da pele dos cabelos / GB Imagem
Com o passar dos anos, vamos acumulando os temíveis "radicais livres", que destroem as células, impedindo a continuação da multiplicação celular normal. Nutrientes como a vitamina C, vitamina E e selênio neutralizam essas substâncias. Portanto, quanto melhor a oferta de alimentos variados, coloridos e de preferência, sem a contaminação por agroquímicos (os chamados "orgânicos"), maior será a ação antioxidante.

A seguir algumas dicas de como se alimentar corretamente:
  1. No café da manhã, utilize frutas variadas, de preferência inteiras e não na forma de sucos. Escolha uma porção de cereais integrais ricos em fibras - aveia, granola, pães ou torradas integrais - ou produtos a base de milho ou polvilho. Prefira laticínios desnatados - use regularmente iogurtes ou faça vitaminas especiais (leite + frutas + fibras).
  2. No lanche da manhã varie com castanhas, nozes ou frutas. No almoço opte por saladas bem coloridas (mais de três cores), temperadas com azeite de oliva extravirgem. Mantenha sempre um tipo de vegetal refogado (cada dia um diferente) ou na forma de suflê. Escolha sempre um cereal: arroz integral ou batatas, ou mandioca, ou massa, ou farofa.  Coma feijões três vezes por semana, em média: feijão, ou lentilha, ou ervilha, ou grão de bico. Opte por peixes, frango (caipira), peru, carne vermelha (menor frequência).
  3. O lanche da tarde os alimentos são semelhantes ao café da manhã. No jantar varie com sopas ou caldos, ou saladas mais um grelhado (peixes/frango), ou omelete. Evite os cereais ou doces a partir do horário do jantar.
  4. A ceia é opcional. Caso opte por ela, ingira castanhas ou iogurtes magros (sugestão: acrescente germe de trigo ou semente de linhaça triturada).
  5. Importante: As quantidades são relativas a cada pessoa; utilize alimentos orgânicos; mastigue lentamente; hidrate-se constantemente (preferir água!); saia do sedentarismo; mantenha uma vida social ativa.
  6. Não esqueça: para uma dieta saudável consulte um nutricionista!

Notícias Relacionadas »
Comentários »
OPROGRESSONET Publicidade 1200x90