MENU

07/11/2020 às 00h00min - Atualizada em 07/11/2020 às 00h00min

Em Imperatriz, SESI abre inscrição para processo seletivo escolar 2021

Do Ensino Infantil ao Médio, a entidade trabalha com metodologias que preparam os alunos para o mundo do trabalho. Escola está com estrutura nova e será inaugurada esse mês

Coordenadoria de Comunicação e Eventos do Sistema FIEMA
A escola SESI Marly Sarney está localizada na rua Aquiles Lisboa, no setor do Mercadinho - Foto: Divulgação
A escola SESI Marly Sarney, em Imperatriz, está com inscrições abertas para o processo seletivo de preenchimento de vagas para o ano letivo de 2021, destinado aos  dependentes da indústria e candidatos da comunidade. As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de novembro, na sede da escola, localizada na rua Aquiles Lisboa, s/nº/Mercadinho, das 8h às 11h e das 14h às 16h. Informações completas estão disponíveis na área de editais do site SESI  (https://www.fiema.org.br/sesi). 

Para participar do seletivo, o responsável pelo candidato deve ler e seguir todas as orientações do edital e se dirigir até a escola levando cópias dos seguintes documentos: RG, CPF, carteira de vacinação (atualizada) e documento de matrícula da escola anterior (do 1º ao 9º ano) do candidato; RG, CPF, comprovantes de renda e de residência (atualizados) do contratante e responsável financeiro; RG, CPF e comprovante de residência do responsável acadêmico.  

As vagas disponíveis são para a Educação Infantil, com crianças na faixa etária de 3 e 5 anos, e Ensino Fundamental, do 1º ao 9º ano. Para a Educação Infantil é necessário participar de entrevista, com prioridade para filhos de funcionários da indústria. Do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental o ingresso é feito por processo seletivo, para filhos de funcionários da indústria e candidatos da comunidade em geral.  

O processo seletivo será no dia 17/11 para os candidatos dependentes da indústria e no dia 19/11 para os candidatos da comunidade, com resultado final no dia 24 e 27 de novembro, respectivamente. As provas serão realizadas no turno matutino na própria escola, e as matrículas efetuadas de 30 de novembro a 11 de dezembro.  

Com estrutura nova, a ser inaugurada ainda esse mês, a escola conta com uma proposta educacional diferenciada, com base  no desenvolvimento de competências relacionadas ao mundo do trabalho, a excelência acadêmica, bem como a resolução de problemas da sociedade e da indústria. 

Entre os principais diferenciais da escola estão os espaços makers e as tecnologias educacionais como Robótica, G@meduca, Inventura, Mesas Educacionais, Laboratórios Móveis de Informática, que demonstram os  princípios e objetivos do SESI, pautados na Ciência e na Tecnologia, começando desde o mobiliário inovador e tecnológico espalhado por toda a escola. A instituição integra ainda ações de saúde, com o projeto Saúde Bucal na escola. 

“Nós do SESI estamos acompanhando os impactos da transformação digital na educação e no mercado de trabalho, por isso trabalhamos com metodologias que orientem os alunos a desenvolverem competências e habilidade socioemocionais que são necessárias para inserção profissional futura, além de estimulá-los a serem protagonistas de seu próprio aprendizado”, destaca a gerente do SESI Imperatriz, Amparo Alencar. 

ROBÓTICA
O acesso à tecnologia, incluindo a robótica como ferramenta de aprendizado, é um dos incentivos pedagógicos presentes na metodologia de ensino do SESI. A participação e o reconhecimento de projetos em mostras científicas é uma realidade para os alunos das equipes de robótica, que já participaram de eventos científicos de abrangência nacional, em vários estados do país, alcançando por duas vezes a medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). 

 ESPAÇO MAKER
Um espaço moderno, inovador e pedagogicamente planejado para desenvolver competências de crianças e jovens. O laboratório ajuda no desenvolvimento de competências comportamentais essenciais para o mercado de trabalho em áreas como ciências, matemática, comunicação, mídias, tecnologia e robótica.
 GAMIFICAÇÃO- Nessa era de transformação digital, em que os crianças e jovens estão multiconectados, é um desafio conseguir a atenção dos alunos. Por isso, a gamificação – ou seja, o uso de elementos dos jogos de forma a auxiliar no processo de ensino e aprendizado– tem sido uma aposta do SESI para tornar as aulas mais dinâmicas, falando a língua da criança e do adolescente e, assim, despertando o interesse deles pelo conteúdo ensinado e aumentando sua participação na aula.

 Ferramentas como Kahoot, o Matific e Geogebra já são utilizadas na Rede para o ensino, por exemplo, da Matemática. Além disso, conceitos como biodiversidade, conservação e mudança climática são apresentados aos alunos por meio do mundo imersivo do Minecraft – jogo em alta no universo infanto-juvenil. No Minecraft for Education, eles aprendem lições sobre a importância da biodiversidade para o passado e para o futuro.

INCENTIVO AO EMPREENDEDORISMO
Nesse sentido, o protagonismo e o empreendedorismo são incentivados e desenvolvidos em parceria com o SEBRAE, por meio do Programa de Formação Crescendo e Empreendendo. O projeto é culminado com a Feira de Estudos e Pesquisas do Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos, onde os alunos têm a oportunidade de criar empresas e comercializar seus produtos.

VAGAS PARA A INDÚSTRIA
Além de Imperatriz, em São Luís e Bacabal o SESI-MA também já iniciou o processo seletivo para novos alunos, que podem concorrer a uma vaga para estudar nas escolas da instituição em 2021. Todos os editais do processo seletivo estão disponíveis no site https://www.fiema.org.br/sesi.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »