MENU

15/10/2022 às 00h14min - Atualizada em 15/10/2022 às 00h14min

Mais de 500 mil donos de veículos ainda não pagaram IPVA 2022 no Tocantins; últimos dias

Estado tem frota com 720 mil veículos. Destes, apenas 190 mil estão com o imposto pago

Da Assessoria
Governo do Tocantins
Pagamento do IPVA deve ser feito até esta segunda-feira, 17, mas com guia emitida ainda neste sábado, 15 - Foto: João de Pietro/Governo do Tocantins

  
Termina neste sábado, 15, o prazo para emitir guia para o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), exercício de 2022. Contudo, por se tratar de um dia não útil, os donos de veículos têm até a segunda-feira, 17, para realizar o pagamento da parcela única do imposto ou da última para quem optou pelo parcelamento.

Para pagar o IPVA, o contribuinte deve acessar o link, http://www.sefaz2.to.gov.br/ipva/dare.php, e imprimir o Documento de Arrecadação da Receita Estadual (Dare). 

Para preencher o Dare, basta o número do Renavam, a placa do veículo e o CPF do proprietário. A quitação do IPVA é imprescindível para a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). 

A frota tributável no Tocantins é composta por 720 mil veículos. Desse total, 190 mil quitaram em cota única com desconto de 10% ou parcelado.

Penalidades

O Governo do Tocantins ressalta que o não pagamento do IPVA pode acarretar dois tipos de implicações, a tributária e administrativa. Na tributária, o contribuinte pode ter seu nome inscrito na dívida ativa e ir a protesto. Já na administrativa, estará sujeito a multas e apreensão do veículo por estar circulando com o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) vencido.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »