MENU

14/10/2022 às 19h30min - Atualizada em 14/10/2022 às 19h30min

Investigações da Polícia Civil do Tocantins resultam na localização de tratores e implementos agrícolas avaliados em mais de R$ 800 mil

Ação foi realizada no âmbito da Operação Hórus e ocorreu após investigações da Deleagro

SSP-TO
Armas apreendidas durante ação da PC-TO E PC-MT - Foto: DICOM SP TO
 
Uma ação de combate à criminalidade, realizada na última segunda-feira, 10, na cidade de Santa Terezinha (MT), por policiais civis da Delegacia de Combate aos Crimes Rurais e Abigeato (Deleagro), com apoio da Polícia Civil do Estado do Mato Grosso, culminou na localização e recuperação de dois tratores e dois implementos agrícolas, avaliados em mais de R$ 800 mil reais, que haviam sido objeto de apropriação indébita.
 
Conforme explica o delegado-chefe da Deleagro, Thyago Bustorff, as investigações em torno dos fatos tiveram início há alguns dias no intuito de localizar o paradeiro de dois tratores e duas grades de arados que estavam em uma fazenda no município de Rio dos Bois, mas sumiram.

“Essa ação é um desdobramento da Operação Hórus, que está sendo realizada no Tocantins, no entanto, recebemos as informações de que as máquinas e implementos agrícolas, que haviam sido arrendadas para serem utilizadas em uma fazenda de Rio dos Bois, haviam desaparecido e que, possivelmente, tinham sido objeto de apropriação indébita”, ressalta a autoridade policial. 

Com o aprofundamento das investigações, os policiais civis da Deleagro descobriram que o maquinário agrícola tinha sido levado para a cidade de Confresa (MT). Com base nas informações levantadas, os policiais do Tocantins repassaram a localização para a PC-MT, que conseguiu chegar a uma fazenda na cidade de Santa Terezinha, onde foram localizados dois tratores e as duas grades de arado. 

Na oportunidade, os policiais civis também encontraram em poder de um indivíduo, sete armas de fogo de calibres variados, dentre rifles, carabinas e espingardas. Desse modo, o indivíduo, de 41 anos, foi autuado em flagrante por posse irregular de arma de fogo. 

Com a intensificação das buscas, os agentes localizaram ainda, no interior de um galpão, centenas de quilos de defensivos agrícolas com a data de validade expirada. Assim, o órgão responsável pela fiscalização ambiental do Mato Grosso foi acionado para a realização das providências legais que se fizeram necessárias.

O delegado Thyago explica que as máquinas agrícolas foram subtraídas de Rio dos Bois, local onde estavam sendo utilizadas após terem sido arrendadas de uma empresa em Luís Eduardo Magalhães (BA). “Pelo contrato firmado, o arrendatário tinha até o dia 21 de agosto de 2021 para restituir os maquinários ou então exercer o direito de compra dos mesmos. Porém, o prazo venceu e o arrendatário sumiu com os tratores sem efetuar o pagamento pelos mesmos. Assim o proprietário entrou em contato com a PC-TO e, por meio de investigações, conseguimos localizar os bens no Mato Grosso”, relatou o delegado. As investigações terão continuidade a fim de que a Polícia Civil possa apurar toda a dinâmica dos fatos. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »