MENU

13/10/2022 às 18h45min - Atualizada em 13/10/2022 às 18h45min

CAEMA usa tecnologia que elimina necessidade de escavações em vias públicas

Secom/MA
Foto: Divulgação
 
A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) está utilizando a tecnologia do Método Não Destrutivo (MND) na execução das obras de implementação de redes de água e de esgoto. Além de minimizar os impactos ambientais e sociais no entorno das obras, a tecnologia de perfuração não destrutiva elimina a necessidade de escavações, evitando transtornos e acidentes em vias públicas.  

“A medida coloca a Companhia no caminho da sustentabilidade, reconhecendo o meio ambiente como direito fundamental e mudando o paradigma da escavação com o MND, que passou a ter uma importância decisiva na execução das obras da empresa”, afirmou o presidente da CAEMA, Marcos Aurélio Freitas.

O diretor de Engenharia e Meio Ambiente da CAEMA, engenheiro Carlos Rogério, por sua vez, ressaltou que: “A tecnologia do MND vem sendo utilizada pela Companhia tanto na implementação de redes novas como também na reabilitação das existentes, possibilitando um processo com menor impacto ambiental e maior velocidade, com importância decisiva na execução das obras”. 

Entre as obras desenvolvidas pela CAEMA com a tecnologia do Método Não Destrutivo, em São Luís, incluem-se aquelas de inserção de redes nas avenidas Daniel de La Touche, Holandeses, Praça do Foguete na Lagoa da Jansen, nos bairros Liberdade e Monte Castelo, na nova extensão da Avenida Litorânea e no Sistema da Estação de Tratamento de Esgoto do Anil. 

Vantagens do MND - O Método não Destrutivo (MND) é um conjunto de tecnologias utilizadas para a instalação de redes (dutos) de forma que não deixe nenhum prejuízo ao ambiente ou para a cidade que está acima destas obras subterrâneas.

Com a tecnologia, são evitadas as aberturas de valas – que poderiam chegar a mais de um metro de profundidade – para as instalações das redes, além do encurtamento do tempo de obras.

O processo de perfuração do subsolo acontece de uma maneira muito simples, em que as máquinas são posicionadas para perfurarem na horizontal, entre dois poços de acesso, que posteriormente serão usados para a instalação de tubulações.

Um dos pontos positivos do método não destrutivo nas redes de esgoto é que neste processo não é necessário rasgar toda a extensão do piso, no lugar onde serão passadas as instalações. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »