MENU

11/10/2022 às 19h56min - Atualizada em 11/10/2022 às 19h56min

‘Voto impresso no segundo turno das eleições’ é fake news

Agência Senado
Foto: Nelson Jr./Ascom/TSE
 
É falso que o voto impresso será adotado no segundo turno das eleições de 2022. O assunto tomou conta das redes sociais logo após o término do primeiro turno. Mas não existe possibilidade de a medida ser tomada porque não está prevista em lei. 

Mesmo que fosse aprovada uma nova lei em caráter de urgência, não poderia ser usada agora porque a Constituição determina que as alterações na legislação eleitoral só podem ser aplicadas na eleição seguinte. 

Nos últimos dias, várias postagens voltaram a divulgar uma publicação antiga sobre a sugestão (SUG) 9/2018, que propõe a implantação do “voto impresso em 100% das urnas”. Foi acrescentada ao texto a informação errônea de que a consulta pública sobre a sugestão não está sendo divulgada e que “a esquerda está votando para parecer que o povo brasileiro não quer isso para continuar a manipulação dos resultados das eleições”.

A SUG 9 está em análise no Senado Federal desde 2018 e qualquer pessoa pode opinar sobre ela. O assunto já foi alvo de fake news e motivou publicação do Senado Verifica a respeito (leia aqui). 

Para manifestar sua opinião ou verificar o andamento da SUG 9/2018 e o resultado da consulta basta acessar a página da tramitação da proposta na página do Senado na internet. A verificação sobre essas publicações foi solicitada por 12 usuários do Senado Verifica: Fato ou Fake nos últimos sete dias.

Senado Verifica – Fato ou Fake é um serviço da Secretaria de Comunicação Social destinado à checagem da veracidade de informações sobre o Senado Federal para o combate a fake news. Quer checar uma informação sobre o Senado? Envie uma mensagem para: [email protected]. #FakeNewsNão!

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »