MENU

OPROGRESSONET Publicidade 1200x90
OPROGRESSONET Publicidade 728x90
27/09/2022 às 10h26min - Atualizada em 11/10/2022 às 00h00min

Vencedor do edital ProAC 2020, “Contos de Nada” será lançado em setembro

A obra traz sete contos que mesclam ficção, fantasia e realidade e foi escrita e ilustrada por Roberta Asse

SALA DA NOTÍCIA Natalia Merssalina dos Santos Carvalho
Capa do Livro “Contos de Nada”

São Paulo, 27 de setembro de 2022 - Será lançado de forma virtual, no dia 29 de setembro, às 17 horas o livro "Contos de Nada - Histórias de fantasia e não ditos que permanecem por eras, muito além de uma vez", a primeira obra escrita e ilustrada por Roberta Asse voltada ao público adulto. A transmissão on-line ocorrerá pelo canal da Editora Bela Brava (link) e pelo instagram @belabrava.editora. 

Vencedor da edição 2020 do edital ProAc na categoria Produção e publicação de obras de ficção, o livro “Contos de Nada” não foi o primeiro reconhecimento recebido por Roberta Asse. Autora de 38 livros direcionados para as infâncias, ela também atua como escritora em parceria com ilustradores e como ilustradora em parceria com escritores, tendo sido finalista do Prêmio Jabuti em 2020 e vencedora quatro vezes do Prêmio Cátedra 2021.  

Publicado pela editora Bela Brava, “Contos de Nada” reúne sete histórias. O título faz referência aos contos de fada tradicionais e esse “Nada” é um lugar onde seres mágicos, nobreza e os comuns acabam por chegar durante as narrativas de cotidiano, de relações da vida doméstica em contraste com a social, da condição feminina, da condição humana.   

Um diferencial da obra é apresentar um projeto gráfico que reverencia as publicações clássicas voltadas para mulheres: delicados livros estampados e ilustrados. A proposta das ilustrações é a sobreposição de intervenções a traço, feitos pela autora, sobre fotografias de Daniela Dib e Helyana Manso, para criar conexão entre retratos do nosso tempo com desenhos de arquétipos característicos dos contos de fadas. 

“Entendo que o livro possa provocar relações de significado entre o contemporâneo e o ancestral, diálogos entre o que herdamos e o que vivemos, o que insiste em se manter e o que conseguimos transformar", relata a autora.  

Já a capa é uma alusão às brochuras em que muitas mulheres confessaram seus pensamentos, memórias e poesias – mesmo que registrados apenas na imaginação.  

"O critério foi a minha vontade de que o livro converse com e por pessoas comuns diante de um mundo de alta complexidade velada, entregues aos seus cotidianos e narrativas sobre a vida. As letras do título, incompletas. A capa pouco revela do que há dentro, assim como nós", reflete Roberta Asse.     

O amadurecimento de Contos de Nada 

A ideia que levou ao formato final de “Contos de Nada'' nasceu em 2008, quando Roberta começou a escrever pequenas histórias imaginadas a partir das vidas de amigos e pessoas da família. 

"Já tinha a intenção de adotar um formato fantástico, com histórias que se passam em um tempo indeterminado, já que as condições sobre as quais eu quero falar perduram desde um passado bem distante", explica. 

A ideia foi consolidada em 2017, quando durante os seus estudos para o mestrado na USP a escritora teve acesso a obras e reflexões sobre os contos de fadas, que mesmo depois de séculos continuam atuais por trazerem assuntos que não envelhecem.  

Entre autoras de referência importantes, teóricas e literárias, Roberta cita os contos fantásticos de Maria Valéria Rezende, que colocam a cultura e tradições brasileiras em contexto. 

"Depois de ter produzido mais de dez contos, entendi que poderia criar um livro com vozes que tem muito a dizer, que querem ser ouvidas pela temática, formato e abordagem que resultaram desse processo de escrita e pesquisa tão intensos e profundos para mim", conta. 

Vale mencionar que por meio do ProAc (Programa de Ação Cultural de São Paulo), os livros estão sendo distribuídos e poderão ser encontrados em todo o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Estado de São Paulo.  

Serviço: 

Lançamento livro “Contos de Nada”

Data: 29 de setembro de 2022

Horário: 17 horas

Link: Canal da Editora Bela Brava e pelo instagram @belabrava.editora 

Sobre Roberta Asse 

Roberta Asse é autora, ilustradora de livros e pesquisadora das culturas das infâncias. Paulistana, formada em arquitetura pela FAU-USP, designer gráfica, participou e criou projetos premiados e publicações em meio digital e impresso.  

É autora da Coleção Das Crianças Daqui, oito livros ficção criadas a partir de pesquisas e vivências de caráter etnográfico em destinos para conhecer, escutar e aprender com brasileiros do interior do país sobre seus saberes, cultura e cotidiano.  

Menina de cidade e também caipira, brincante imaginatriz, escutadora de histórias, aprendiz das relações das pessoas com o lugar onde vivem. Escrevedora de hábitos e habitares, arquiteta de livros. Integra o grupo TED de desenvolvimento urbano sustentável, da Universidade do Semi-árido, UFERSA. Mestranda no Programa de estudos comparados em literaturas de língua portuguesa na Faculdade de Letras da USP.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
OPROGRESSONET Publicidade 1200x90