MENU

OPROGRESSONET Publicidade 728x90
07/10/2022 às 17h04min - Atualizada em 10/10/2022 às 00h00min

Waze lista seis funções para ajudar quem vai cair na estrada

Planejar trajeto com antecedência, abastecer o veículo e calcular o pedágio antes de sair estão entre as dicas do app

SALA DA NOTÍCIA Waze
http://www.waze.com/pt-BR/waze
Unsplash/Brett Jordan

Muitos brasileiros aproveitam o feriado para ir à praia, passear no interior ou conhecer cidades próximas de carro. Porém, antes de sair de casa, os motoristas aproveitam para conferir a melhor rota e fazer um check-up no veículo para não ter imprevistos. Para ajudá-los, o Waze elencou algumas funções do app que podem ajudar na preparação da viagem e ao chegar ao destino - confira:

Planejamento de viagem
O trânsito nas grandes cidades é quase sempre uma incógnita. Mas, no Waze, é possível marcar o dia e o horário que precisa chegar ao destino e receber o melhor horário de partida - enviando um alerta baseado nas condições de trânsito atualizadas. Para usar, basta seguir os passos abaixo:

  1. Abra o Waze e toque em Meu Waze.
  2. Toque na guia Planeje um percurso.
  3. Clique no “+” para adicionar..
  4. Procure seu destino na barra de pesquisa.
  5. Escolha o horário e a data em que você quer chegar ao destino e toque em Salvar.
  6. O Waze avisará o melhor horário de partida.

Tanque cheio
Antes de sair de casa, vale sempre checar o nível do combustível e abastecer antes de pegar a estrada. O Waze mapeia postos de gasolina próximos e informa os melhores preços de combustível direto na tela do celular. Com esse recurso, uma lista completa dos postos com os valores fica disponível e, caso necessário, é possível traçar uma rota para chegar até o local escolhido. Como encontrar o postos mais próximos e combustível mais barato:
  1. Toque em 'Para onde?' na tela inicial do app.
  2. Em seguida, toque no ícone da bomba de combustível.
  3. Agora você verá uma lista com vários postos na sua região.
E quem possui veículo elétrico também pode conferir pontos de recarga espalhados por todo o país, basta clicar em Meu Waze > Configurações > Detalhes do Veículo > Tipo de veículo e selecionar a opção “Elétrico”.

Pedágio
Ao apresentar o trajeto, o Waze já mostra opções sem ou com pedágio e o preço estimado antes de viajar. Ainda é possível conseguir os detalhes de como o Waze calcula cada preço e pode optar por rotas alternativas sem pedágio, se preferir. Ideal não só para planejar as viagens, mas para o dia a dia em cidades com pontos de pedágio. Confira como calcular o pedágio antes de sair de casa: 
  1. Abra o Waze.
  2. Selecione um destino.
  3. Veja o trajeto e o preço do pedágio na tela do celular.
  4. Toque no preço para ver mais informações sobre como ele foi calculado pelo Waze.

Limite de velocidade
Ao viajar para uma nova cidade, o motorista pode nem sempre estar a par das leis de trânsito local. Para ajudá-los, o app tem um alerta que avisa quando o seu carro estiver acima do limite de velocidade. Para ativar a visualização e o alerta sonoro, basta seguir os passos abaixo: 
  1. Ative o velocímetro para ver qual é sua velocidade atual e ser alertado quando você atingir o limite de velocidade. 
  2. Toque em Meu Waze e em Configurações 
  3. Toque Velocímetro.
  4. Ative Mostrar velocímetro.
  5. O velocímetro é exibido no mapa durante a navegação.
  6. Ao atingir o limite máximo de velocidade, você recebe um alerta.

Alertas de trânsito
O Waze conecta os motoristas globalmente, e cria uma comunidade que, junta, melhora a qualidade do trânsito para todos. Ao adicionar um alerta no mapa, o usuário ajuda todos os outros motoristas da plataforma que estão próximos a ele. Para adicionar um alerta, o motorista pode: 
  1. Clicar no botão "Alertar" à direita do mapa.
  2. Escolher o tipo de incidente que está no percurso.
  3. Se necessário, incluir mais informações.
  4. Apertar enviar.

Criança ou pet no carro
Ao fazer uma parada ou ao chegar no destino final, é possível esquecer crianças ou pets que estão quietas ou dormindo no carro - uma situação que pode ser extremamente perigosa e fatal. Para ajudar os seus usuários, o Waze tem uma opção de alerta que envia uma notificação ao motorista assim que ele chega ao seu destino. Para ativar o recurso, basta seguir os passos abaixo:
  1. Abra o Waze e toque no ícone de lupa no canto inferior esquerdo da tela. Em seguida, acesse “Geral”;
  2. Acesse “Lembrete de criança” e ative a função “Permitir lembretes”;
  3. Toque em “Mensagem personalizada” e digite uma frase que aparecerá no alerta de criança no carro do Waze. Para finalizar, toque no botão “Pronto”.
  4. A função pode ser desativada a qualquer momento. Para isso, basta repetir os passos do tutorial e desligar a opção “Permitir lembretes”.

Notícias Relacionadas »
Comentários »
OPROGRESSONET Publicidade 1200x90