MENU

OPROGRESSONET Publicidade 1200x90
OPROGRESSONET Publicidade 728x90
03/10/2022 às 11h27min - Atualizada em 10/10/2022 às 00h00min

Confira os vencedores da 5ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade, realizada em Araputanga (MT)

Confira os vencedores da 5ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade, realizada em Araputanga (MT)

SALA DA NOTÍCIA Graziele Oliveira
Durante a quinta etapa do Circuito Nelore de Qualidade, realizada em 6 de setembro, no frigorífico Friboi de Araputanga (MT), 1.001 animais foram avaliados. Oito pecuaristas inscreveram 793 machos e 208 fêmeas. O grande destaque do abate técnico foi a boa cobertura de gordura na carcaça, apresentada pela maior parte dos animais.
A etapa foi promovida pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) com a Associação dos Criadores de Nelore do Mato Grosso (ACNMT). A atual edição do Circuito tem o apoio de Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal.
Melhor Lote de Carcaças de Machos
Os machos estavam muito pesados, com média de 22,6 arrobas. Tivemos 71% dos bois apresentando cobertura de gordura mediana e 65% com até dois dentes incisivos permanentes – cerca de 2 anos de idade”, informa André Locateli, gerente executivo da ACNB.
O campeonato de machos foi vencido por Yuri Carrelo Monari, da Fazenda Panambi, que fica localizada em Cáceres (MT).
“Buscamos intensificar a produção cada vez mais em nossa fazenda. Tentamos buscar os melhores animais do mercado para ter uma etapa de engorda eficiente, para podermos atender aquilo que o frigorífico deseja. A premiação dos nossos animais nesta etapa mostra que nossa preocupação dá resultado”, conta Yuri Carrelo Monari, da Fazenda Panambi.
As medalhas de prata e bronze foram para Luiz Andress Soares, da Fazenda Água Rica, de Indiavaí (MT) e para João Paulo Pereira, da Fazenda Paturi, de Vila Bela da Santíssima Trindade (MT).
Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas
“As fêmeas inscritas na etapa eram bem jovens. Prova disso é que 98,5% possuía até dois dentes, com 71% apresentando dentição de leite – o que significa que possuíam menos de 24 meses de idade. A cobertura de gordura mediana foi outro destaque: 96% delas tinham essa característica. Além disso, elas pesaram mais de 14 arrobas em 60% dos casos, levando à média de 15,2 arrobas”, relata André.
Gustavo Nakai de Magalhães e Ribeiro, da Fazenda São José, de Cáceres (MT), foi o grande vencedor do campeonato de fêmeas, tendo recebido, além da Medalha de Ouro, a Medalha Ouro Branco, conferida aos lotes de fêmeas até quatro dentes e machos castrados até dois dentes, com gordura mediana acima e peso de 16 a 25 arrobas. A carne dos animais é coletada para a realização de análises laboratoriais e geração de informações sobre sua qualidade, principalmente em características sensoriais.
Luis Cassorla, da Fazenda São Luiz, de Cáceres (MT) recebeu a Medalha de Prata pela segunda colocação.
Calendário nacional
As próximas etapas nacionais do Circuito acontecem nas seguintes datas:
·     05 de outubro – Friboi – Diamantino (MT)
·     10 de outubro – Friboi – Barra do Garças (MT)
·     11 de outubro – Friboi – Vilhena (RO)
·     13 de outubro – Friboi – Senador Canedo (GO)
·     14 de outubro – Friboi - Marabá (PA)
·     18 de outubro – Friboi - Naviraí (MS)
·     20 de outubro – Friboi - Redenção (PA)
·     21 de outubro – Friboi - Santana do Araguaia (PA)
·     25 de outubro – Friboi - Lins (SP)
·     27 de outubro – Frisa - Nanuque (MG)
·     03 de novembro – Fribal – Imperatriz (MA)
·     07 de novembro – Friboi – São Miguel do Guaporé (RO)
·     08 de novembro – Friboi - Anastácio (MS)
·     10 de novembro – Friboi – Unid. I – Campo Grande (MS)
·     16 de novembro – Friboi – Pimenta Bueno (RO)
·     17 de novembro – Friboi - Itapetinga (BA)
·     18 de novembro – Friboi - Tucumã (PA)
·     18 de novembro – Frisa - Teixeira de Freitas (BA)
·     22 de novembro – Friboi - Andradina (SP)
·     24 de novembro – Friboi – Unid. II - Campo Grande (MS)
Circuito Nelore de Qualidade
Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.
Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Fribal e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.
 
Notícias Relacionadas »
Comentários »
OPROGRESSONET Publicidade 1200x90