MENU

OPROGRESSONET Publicidade 728x90
07/10/2022 às 12h46min - Atualizada em 08/10/2022 às 00h00min

Neste Dia Mundial do Algodão, ANEA reforça a importância da pluma

Neste Dia Mundial do Algodão, ANEA reforça a importância da pluma

SALA DA NOTÍCIA ADS Comunicação Corporativa
Foto-Pixabay

A fibra nacional conquista cada vez mais espaço nos países consumidores, consolidando o Brasil como um dos principais fornecedores do globo

Neste 7 de outubro, Dia Mundial do Algodão (World Cotton Day), a Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (ANEA) reforça a relevância da pluma brasileira ao redor do globo e de toda a cadeira produtiva. Sendo a fibra natural mais utilizada na moda têxtil, o algodão é indispensável e está presente na vida de bilhões de pessoas diariamente.

E, ao longo dos últimos 20 anos, a cotonicultura nacional avançou fortemente, gerando ótimos resultados para a exportação. “Investimentos em tecnologia e características como a qualidade da pluma, rastreabilidade, responsabilidade socioambiental e a regularidade no fornecimento atribuem ao algodão brasileiro uma posição de destaque no mercado mundial”, destaca Miguel Faus, presidente da ANEA.

O Brasil está entre os cinco os maiores produtores do globo ao lado dos Estados Unidos, China, Índia e Paquistão e é líder em produtividade nas lavouras de sequeiro (cultura agrícola que cresce sem a necessidade de adição de água ao solo por meio de irrigação). No último ciclo – de junho de 2021 a julho de 2022 – o Brasil exportou 1,724 milhão de toneladas da pluma, volume abaixo do recorde de 2,414 milhões de toneladas alcançado em 2020/2021, mas ainda assim muito positivo.

 

A China é atualmente o principal destino das exportações brasileiras, responsável por receber 26,46% da pluma no último ciclo. Países como Vietnã (16,93%), Turquia (13,76%) e Bangladesh (11,96%) também figuram entre os principais consumidores. 

 

E para o ciclo 2022/2023 - de julho de 2022 a junho do próximo ano – a ANEA estima que o Brasil exportará 1,750 milhão de toneladas de algodão, o que consolida o país como fornecedor regular ao mercado internacional.

Mas ainda há espaço para avançar. Por isso, a ANEA apoia e participa ativamente de iniciativas como as missões do Movimento Cotton Brazil, capitaneada pela Abrapa (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão), com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil, que projeta o algodão brasileiro como parceiro de confiança para fiações, tecelagens e confecções ao redor do mundo. Também participa do Sou de Algodão, que promove o uso de algodão sustentável. 


Notícias Relacionadas »
Comentários »
OPROGRESSONET Publicidade 1200x90