MENU

06/10/2022 às 22h42min - Atualizada em 06/10/2022 às 22h42min

Governo do Estado credencia clínicas e hospitais para zerar fila de espera por cirurgias cardíacas

Chamamento atenderá pacientes da fila da Central Estadual de Regulação

Assessoria
Instituições com ou sem fins lucrativos podem participar - Foto: André Araújo/Governo do Tocantins
 
O Governo do Tocantins publicou o aviso de chamamento para credenciamento nº 004/2022 para instituições privadas (com ou sem fins lucrativos) interessadas na prestação de serviços de saúde para a realização de serviços hospitalares especializadas na Assistência Cardiovascular de forma complementar ao Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com a publicação, feita no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (04), são contemplados no chamamento os procedimentos de “cirurgia cardíaca e cirurgia vascular e procedimentos endovasculares extracardíacos em pacientes adulto, de caráter eletivo e de urgência, de média e alta complexidade incluindo internação, atendimento de intercorrências, acompanhamento do pré-operatório, pós-operatório, evolução clínica e de intercorrências em geral, incluindo procedimentos de consultas e exames pré e pós-cirúrgicos, fornecimento de mão de obra, materiais, medicamentos, insumos, equipamentos, internação, tratamento em unidade de cuidado intensivo (UTI)”.

“Todos os pacientes a ser atendidos serão regulados pela Central de Regulação do Estado do Tocantins. Nosso objetivo é zerar a fila de espera por estes procedimentos. Já realizados isso com a ortopedia, que inclusive está realizando procedimentos em Porto Nacional e em Palmas”, afirmou o titular da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), Afonso Piva.

Segundo a Superintendente de políticas de Atenção à Saúde (SPAS) da SES-TO, Juliana Veloso, “é importante que todos os pacientes que aguardam por cirurgias eletivas mantenham seus cadastros atualizados junto à sua unidade básica de saúde de referência para que as equipes da Central Estadual consigam contatá-los para agendar os procedimentos”.

Mais informações a respeito do processo estão especificadas no edital, disponível no site oficial da pasta: www.saude.to.gov.br.

Números
Atualmente, o Tocantins tem 1.256 pacientes na fila da regulação aguardando cirurgias ortopédicas e 164 por procedimentos cardíacos.

Legalidade
A contratação ou a contratualização de serviços de assistência à saúde pelos gestores do SUS junto a entidades privadas está amparada pelo artigo 199 da Constituição Federal.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »