MENU

06/10/2022 às 19h02min - Atualizada em 06/10/2022 às 19h02min

“Muitos desafios até chegar aqui”

Na Semana do Empreendedor, Marcone Marques fala sobre sua trajetória no meio lojista

Raimundo Primeiro
Marcone Marques: “empreendedorismo por vocação” - Foto: Divulgação
 
“Muitas lutas, muitos desafios, muitas barreiras enfrentadas, até chegar aqui”. A afirmação foi feita com exclusiva a reportagem de O PROGRESSO pelo empresário Manoel Marcone Marques, ao falar sobre as adversidades que teve de enfrentar até conseguir montar o próprio negócio: uma pequena loja especializada na venda de bolsas e acessórios, a Tok Bolsas, localizada no centro comercial de Imperatriz, na manhã desta quarta-feira (05/10), Dia Nacional das Micro e Pequenas Empresas. 

5 de outubro é conhecido, também, como o Dia do Empreendedor. Antes de montar o seu próprio negócio, Marcone Marques teve de dar duro, fazer de tudo um pouco, “ralar”, conta, sempre sonhando, entretanto, em abrir “o meu estabelecimento comercial”. Foi, por exemplo, vendedor de bananas, já com o sangue empreendedor correndo fortemente em suas veias.

INÍCIO – Emocionado, Marcone Marques fala sobre quando trabalhou na Serraria do “Seu” Ceará, localizada na rua Pernambuco, chegando mais cedo, começando suas atividades às 6 da manhã, levando a marmita, para o almoço, composta, principalmente, por arroz branco e ovo, quando era possível comprar. Quando todos saíam, ele dava duro, durante o intervalo do almoço. Resultado: recebia mais do que os colegas, quando os pagamentos saiam, nos finais de semana.  

“Fui catador de lixo, carvoeiro, office-boy, limpador de piscinas, vendedor de bananas e de geladinho. Naquela época, muitos parques de diversões instalavam-se em nossa cidade. Minha mãe fazia doces de bananas. Eu saia vendendo, em bandejas e tábuas de pirulitos”, lembra. Aos 9 anos, em 1982, Marcone Marques perdeu o pai, tendo de trabalhar arduamente para sustentar a família e, claro, ajudar a educar os 6 irmãos.

“Palestras e treinamentos” - Os anos se passaram, Marcone Marques firmou-se como um arrojado empreendedor, inovando, gerando empregos e renda, participando do dia a dia de Imperatriz, contribuindo com o processo de desenvolvimento da cidade. A Tok Bolsas cresceu, tornou-se conhecida. 

INSTITUIÇÕES – Integrante da Maçonaria, Marcone Marcone, mais conhecido por Marcone Tok Bolsas, é diretor do Sindicato do Comércio de Imperatriz (Sindicom), além de ter sido, respectivamente, presidente da Associação dos Lojistas do Calçadão (ALC) e diretor para Assuntos do Calçadão da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), com participação efetiva em projetos que promoveram melhorias no principal centro comercial da região tocantina, caso da reforma e cobertura do logradouro. Sua empresa é associada a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Imperatriz, entidade que fomenta a integração e organização dos lojistas locais.

Orgulhoso, Marcone Marques, confirma: “nossa missão é agregar valores aos colaboradores, visando maior nível de conhecimento no mercado e uma melhoria contínua no atendimento ao cliente, garantindo sua satisfação e atingindo a liderança no ramo de bolsas e acessórios”. 

“Apaixonado por Imperatriz”

Natural do Ceará, Marcone Marques nasceu em Morrinhos. Considera-se, porém, um filho de Imperatriz. Chegou jovem a cidade, crescendo e, também, constituindo família e negócio. Apaixonado pela cidade, diz tratar-se da “segunda capital do Maranhão”, tendo em vista o crescimento e a forma adversa pela qual o município perpassa os momentos de crises registrados no território nacional, andando na “contramão” do que é verificado nas demais regiões brasileiras.

“O dia que eu esquecer do meu passado, da minha origem, não será necessário eu ficar aqui na terra. Tenho orgulho de onde eu vim, onde estou e para onde eu irei. Sou casado com a dona Ioneide, tenho duas filhas - Ramira e Sâmila - e três netos. Uma riqueza muito grande. Agradeço minha mãe por não ter voltado para sua terra natal, ter ficado aqui em Imperatriz. Minha família é o meu maior patrimônio, além dos amigos, feitos ao longo dos anos”, conclui o empreendedor, informando ter ainda muito a fazer por Imperatriz e seus habitantes.

MARCA – Consolidada, a empresa TOK BOLSAS fica localizada na rua Coriolano Milhomem, nº 1739, entre os dois calçadões da avenida Getúlio Vargas, centro comercial, atendendo clientes de Imperatriz e de vários municípios. Durante as festas de fim de ano, aumenta o número de colaboradores, oportunizando, assim, o ingresso de muitas pessoas no mercado de trabalho. 

As micro e pequenas empresas são as que mais empregam no Brasil, aquecendo a economia e, desta forma, fortalecendo o Produto Interno Bruto (PIB). Juntos com os microempreendedores individuais (MEIs), os pequenos negócios injetam, todos os meses, R$ 35 bilhões na economia brasileira, de acordo com levantamento do Sebrae.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »