MENU

06/10/2022 às 19h00min - Atualizada em 06/10/2022 às 19h00min

IEL-MA inicia projeto de Gestão e Competitividade para as empresas maranhenses

Em parceria com Governo do Estado, 60 empresas serão beneficiadas com capacitação, consultoria e diagnóstico

Coordenadoria de Comunicação e Eventos - Fiema
Leone Andrade, Edilson Baldez e José Reinaldo Tavares - Foto: Divulgação
 
O Instituto Euvaldo Lodi (IEL), entidade do Sistema FIEMA, com sua expertise em educação corporativa, iniciou esta semana em Imperatriz e São Luís, a segunda turma do projeto de Gestão e Competitividade. Em parceria com governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Indústria e Comércio (SEINC), e tendo como executores o Sistema S, por meio das suas casas, SESI, SENAI e IEL, 60 empresas serão contempladas com capacitação empresarial, que inicia com diagnóstico, consultoria e finaliza com avaliação dos resultados. 

O projeto nasce diante da necessidade de mudança frente aos estudos realizados pelo Ranking de Competitividade dos Estados, onde o Maranhão ocupa a 23ª posição, com nota 30,7, apesar de ter ocupado o sétimo lugar na estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), no período de 2010 a 2022, conforme revela o Instituto de Geografia e Estatística (IBGE). 

Presente na segunda turma de capacitação, a gerente industrial da River, em Imperatriz, Tádila Santos, destacou o quanto o projeto é relevante para melhoria dos processos e lucro dos negócios. “Foi algo que nos atraiu de cara, pois lidero um grupo com mais de 25 pessoas, e sofremos diariamente com uma série de problemas, entre eles, a falta de manutenção preventiva dos equipamentos, demora na definição da programação logística que impacta diretamente na produção, distribuição, fazendo com que a nossa produção e consequentemente os lucros caiam. Esperamos encontrar aqui, soluções para sanar e melhorar esses processos”. 

A gerente administrativa do Café Viana, Emanuelle Nascimento, conta que o projeto chamou sua atenção porque vai ao encontro do momento pelo qual a empresa está passando, que envolve a reestruturação de todos os setores. “Temos 60 anos no mercado, alguns gargalos já identificamos e o que ainda não conseguimos solucionar esperamos ter êxito por meio dessa iniciativa, por isso envolvemos nosso setor de logística, TI e vendas”.
 
Com foco em capacitações e consultorias para gestão ágil, o IEL irá trabalhar junto às empresas, a fim de aprimorar o processo de gestão, capacitação empresarial, com a realização de consultoria associada a processos de implementação, controle e feedback assertivos junto aos gestores.  

Para o coordenador interino regional do IEL-MA, César Miranda, a iniciativa fortalece e prepara as empresas para esse novo momento. “Essa ação é importante por preparar as empresas maranhenses para abraçarem todas as oportunidades, e é extremamente relevante por focar no aprimoramento de processos produtivos, analisando diversos aspectos do funcionamento da empresa, indicando caminhos para melhoria da competitividade e dos processos produtivos”, finaliza. 

Considerando que a competitividade demonstra a relevância diante da concorrência e está diretamente relacionada a capacidade de um negócio se manter viável no mercado frente aos seus concorrentes, é que nesse novo cenário de crescimento, o projeto deve atuar em três vertentes: gestão ágil (IEL), saúde e segurança do trabalhador (SESI) e lean manufacturing (SENAI).

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »