MENU

OPROGRESSONET Publicidade 728x90
05/10/2022 às 11h22min - Atualizada em 06/10/2022 às 00h00min

Kiara Terra interpreta histórias do livro “Os Olhos do Jaguar”, do autor indígena Yaguarê Yamã, dia 08 de outubro, na Livraria NoveSete

Apresentação, que começa às 16h, tem entrada franca

SALA DA NOTÍCIA Fausto Cabral
No próximo sábado, dia 08 de outubro, a Livraria NoveSete, uma das únicas dedicada exclusivamente à literatura infantil e infantojuvenil em São Paulo, será o palco de uma contação de histórias especial, que terá como base o livro “Olhos de Jaguar” (Editora Jujuba, 24 págs.), escrito pelo autor indígena do povo Maraguá, Yaguarê Yamã, e ilustrado por Rosinha.

Na atividade, que tem início a partir das 16h, a renomada autora e contadora de histórias Kiara Terra dará vida aos personagens da obra.

O livro “Os Olhos do Jaguar” traz uma história da etnia Maraguá, com algumas palavras do idioma desse povo, apresentando um pouco de sua cultura. Na obra, as histórias são contadas para as crianças pelo malylis, os pajés, dentro da mirixawaruka, a casa de conselho, enquanto as ilustrações de Rosinha completam a narrativa, com muitas cores e riquezas.

Yaguarê Yamã - Escritor, professor, geógrafo, artista plástico e líder indígena nascido no Amazonas, Yaguarê Yamã é formado em Geografia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Cresceu no Paranã do Urariá, município de Nova Olinda do Norte, localidade de Novo Horizonte Yãbetue’y, aldeia indígena da etnia Maraguá.

Viveu em São Paulo, onde se formou em geografia e iniciou a carreira de professor, escritor, ilustrador e palestrante de temática indígena e ambiental. É autor de trinta livros, a maioria de temática indígena e ambiental na literatura fantástica e nos contos, todos visando à inserção do índio na sociedade e a divulgação da cultura indígena sem preconceito e sem estereótipos, num movimento nacional denominado “literatura indígena”.

Kiara Terra - Nasceu em São Paulo quase na noite de São João e sempre gostou de inventar palavras. Cursou Arte Dramática no Célia Helena Centro de Artes e Educação e Comunicação das Artes do Corpo na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com habilitação em Performance Arte. Em 1998 iniciou a pesquisa do método de narrativas colaborativas a partir da escuta das perguntas do seu público. Fundou A história Aberta que integra oralidade e improvisação.

Viajou por importantes iniciativas ligadas à defesa dos direitos das crianças e jovens com fundações nacionais e internacionais. Resultado dessa jornada foi a publicação de livros de literatura infantil e produção de conteúdos ligados a formação de leitores como séries e podcasts para Unicef, Itaú Social entre outras organizações. Atualmente mora em Portugal e é doutoranda em Sociologia da infância na universidade do Minho.


SERVIÇO
LIVRARIA NOVESETE
Contação de Histórias “Os Olhos do Jaguar” – com Kiara Terra
Dia: 08 de outubro, sábado
Horário: 16h
Grátis

Endereço da Livraria NoveSete:
Rua França Pinto, 97, Vila Mariana (próximo da Estação Ana Rosa do Metrô)
Fone: 11 5573-7889
www.livrarianovesete.com.br
Notícias Relacionadas »
Comentários »
OPROGRESSONET Publicidade 1200x90